Conselho de Desenvolvimento Rural vai realizar seminário em Pão de Açúcar

  • Helio Fialho
  • 11/04/2013 15:35
  • Helio Fialho

Está marcado para acontecer nesta sexta-feira (12), o Seminário de Estudo e Perspectiva de Geração de Emprego e Renda, para jovens, mulheres e idosos residentes no município. A iniciativa é do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pão de Açúcar, que tem como presidente o sindicalista e comendador Pedro Lúcio Rocha. Duas autoridades estaduais e uma federal foram convidadas para falar sobre o tema em destaque: o superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alair Correia, o deputado federal Alexandre Toledo e a presidente da EMATER, Inês Pacheco. Outros assuntos a serem abordados durante o seminários são: acesso à terra: estrada, água, assistência técnica, produção e comercialização e sucessão rural.

O evento terá como local o Auditório João Lisboa, da Escola Municipal Bráulio Cavalcante, e o início está previsto para as 08 horas e 30 minutos. O encerramento dos trabalhos está marcado para as 14 horas e ao término do evento será oferecido um almoço aos participantes.

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar está apoiando o seminário que contará com a presença de diversos convidados, dentre esses, o prefeito Jorge Dantas, o vice-prefeito Marco Tavares, secretários municipais, vereadores, educadores, conselheiros de diversos conselhos existentes no município, representantes de associações, dirigentes de assentamentos, , COCREAL, CAFISA, Coordenação do Pólo da Bacia Leiteira, sindicatos, estudantes e outras lideranças comunitárias.

Segundo o coordenador Pedro Lúcio Rocha, a programação do seminário é a seguinte:


Programação

Início com um lanche ás 08:30 horas; 1ºMomento- Formação da mesa ás 09:00 horas.
Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, FETAG/AL, CODEVASF, ITERAL, Superintendência da CONAB/AL, EMATER/AL, Secretária de EStado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, IMA, Superintendência do Banco Nordeste, Superintendência do Banco do Brasil, SEBRAE, Delegacia Federal do MDA/AL;

2º Momento - Execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Pão de Açúcar     - Assistência Técnica- EMATER;
- Produção- FETAG/ CONAB;
- Geração de Emprego e Renda- Delegacia Federal do MDA/ FETAG
- Sucessão Rural- SEBRAE/ FETAG;
- Reserva Ambiental Sustentável- IMA/ Sec. de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
- Produção Orgânica- SEBRAE
- Reconhecimento pelo MAPA da produção orgânica dos Assentamentos de pequenos produtores familiares de Pão de Açúcar-  SEBRAE.
3º Momento- Fala de abertura Presidente do CMDRS e Prefeito de Pão Açúcar ás 09:30 horas
4º Momento- Apresentação das Propostas Preliminares ás 10:00 horas
5º Momento- Palestras: 10:20 horas
     - Acesso a Terra- ITERAI / FETAG;
     - Estrada- Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar;
     - Água - CODEVASF/ Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

- Mesa Redonda - Debate

Encerramento e Almoço - 14:00 horas.