Morre aos 92 anos o autor da emancipação política de São José da Tapera

  • Helio Fialho
  • 14/04/2013 19:51
  • Helio Fialho

A sociedade pão-de-açucarense recebeu com pesar a notícia da morte de Pedro Soares Vieira, conhecido como “Pedrito”. Ele completaria 92 anos no próximo dia 21 de abril e faleceu neste domingo (14) por volta do meio dia, em Maceió, onde se encontrava internado numa casa de saúde.

Trabalhou durante muitos anos na agência dos Correios e Telégrafos de Pão de Açúcar. Também foi vereador no município de Pão de Açúcar e teve uma atuação brilhante, chegando a apresentar projetos importantes, dentre esses, o projeto de lei que emancipou o município de São José da Tapera. Durante a ascensão de Fernando Collor ao Governo do Estado de Alagoas, Pedrito foi nomeado para o cargo de diretor do Hospital Portugal Ramalho, porém a saudade da terra natal o fez pedir exoneração do cargo e retornar para Pão de Açúcar.

Como político manteve um forte laço de amizade com a família Collor de Mello, inclusive chegando a hospedar algumas  vezes em sua casa o senador Arnon de Melo e os filhos Pedro Collor e Fernando Collor de Mello.  Também foi um grande amigo do médico e deputado assassinado Marques da Silva e guardou consigo durante muitos anos uma carta ensanguentada que o então político, que era casado com sua prima Maria Vieira Marques, carregava em um dos bolsos no momento em que foi assassinado na cidade de Arapiraca.

 Ele foi um excelente orador e seus discursos naquela época chegavam a ser inflamados contra a situação política liderada pelo então deputado Elísio da Silva Maia. Depois que abandonou a vida política, “Seu Pedrito”, como era carinhosamente chamado, passou a dedicar-se ao ramo da agropecuária, desfazendo-se da fazenda, nos idos de 1980, em razão de problemas de saúde. Já na velhice foi acometido de uma doença degenerativa conhecida como mal de Alzheimer e passou a receber os cuidados especiais da família. Ele deixou  a viúva Marinalva Vieira e diversos filhos, sendo os mais conhecidos: o profissional de saúde Virgilio Vieira Neto(Doutor Virgílio), o empresário Alberto Vieira e o ex-vereador Cliuton Santos.

No tocante a sua brilhante vida política, ele tinha uma grande decepção porque jamais recebeu uma homenagem de reconhecimento das autoridades taperenses por ser o autor do projeto de lei que emancipou o município de São José da Tapera. Mas os amigos que conviveram com Pedro Soares Vieira sempre hão de reconhecer a sua importância como cidadão honrado, servidor público e político de moral ilibada. Segundo a família, o corpo de Pedro Soares Vieira está sendo velado na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Uma missa de corpo presente será celebrada nesta segunda-feira (15), às 07 horas e 30minutos e, logo em seguida, o cortejo fúnebre seguirá em direção ao Cemitério São Francisco de Assis, onde o corpo será sepultado.