Pão de Açúcar: Secretaria Municipal de Saúde vai realizar campanha para detecção de catarata

  • Helio Fialho
  • 28/04/2013 17:47
  • Helio Fialho

Na próxima terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar estará realizando uma triagem para detecção de catarata em pessoas com idade a partir de 60 anos. Segundo a secretária municipal de saúde, Normanda Santiago, profissionais da área de oftalmologia estarão atendendo a partir de 08 horas da manhã no ambulatório de especialidade da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos. Segundo, ainda, Normanda Santiago, esta campanha deflagrada no município garante 91 cirurgias de catarata em pacientes portadores da doença e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

O que é catarata?

A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. O avançar dessa condição transforma-se em catarata. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete todas as pessoas, mas em graus diferentes.

Alguns idosos não precisam operar logo que aparece a catarata, mas só um médico pode determinar o tratamento. A catarata também pode ser provocada por infecções na vida adulta, uso de medicamentos como cortisonas, um trauma (batida no olho, por exemplo) ou deficiência congênita. Os diabéticos geralmente têm catarata mais cedo.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é progressiva, reduz a visão e exige acompanhamento. Alguns pacientes precisam ser operados logo, quando, por exemplo, a pessoa está em idade produtiva e precisa trabalhar ou atinge um nível de falta de visão que atrapalha a vida. 

A evolução da catarata é natural, mas tem velocidade diferente. Existem pessoas que ficam cinco anos com o problema estacionado, outras precisam operar em seis meses.A cirurgia, que pode ser feita no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede particular, consiste em colocar uma lente, que é um novo cristalino artificial, como se fosse uma prótese no olho. O índice de recuperação satisfatória chega a 90% dos casos: feita a cirurgia, o paciente volta a enxergar. Essas lentes são definitivas e não precisam ser trocadas, a exemplo de outras próteses. 

Em 2004, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Cirurgias Eletivas, que consiste na ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos já disponíveis, como os de catarata. As cirurgias de catarata, ambulatoriais e hospitalares, registradas em todo o País, chegaram a 348.386 em 2010.

O procedimento cirúrgico é considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem necessidade de internação. Mesmo simples, quanto mais endurecida estiver a catarata, maior o risco da operação. A cirurgia dissolve a catarata com ultrassom. Se estiver mais dura, vai precisar de mais energia do ultrassom, mais calor e pode ocorrer inflamação no olho. Não existe nada que possa prevenir a catarata e, se não for tratada, pode levar à cegueira. Mas se o idoso fizer a cirurgia, volta a enxergar. A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta que se a catarata evoluir muito, o cristalino crescer demais e ficar com um volume maior, o paciente pode contrair um glaucoma secundário e, consequentemente, uma cegueira irreversível. Apesar de a doença não poder ser evitada, cuidados como uma boa alimentação e o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta podem ajudar a retardar o aparecimento da catarata. 

Os interessados de Pão de Açúcar devem participar da triagem que será realizada na próxima terça-feira, na Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, a partir de 08 horas da manhã. Nesta data, uma equipe de oftalmologistas vai atender durante todo o dia.