Clínica para tratamento de dependentes químicos será inaugurada nesta quarta-feira

  • Helio Fialho
  • 07/05/2013 17:31
  • Helio Fialho

Será inaugurada nesta quarta-feira (08), no Município de Pão de Açúcar, a unidade operacional Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico (Clisadeq), uma iniciativa do Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser, que tem como presidente o psicólogo Diomedes Rodrigues da Silva Júnior. Segundo informações da diretoria, a clínica atenderá a pacientes que precisam ser internados de forma voluntária e involuntária, sendo esta segunda forma de internação a mais complexa porque  não depende da vontade de quem está precisando de tratamento, isto é, depende de uma determinação judicial e, em muitos casos, também da autorização da família. Já a forma voluntária de internação depende exclusivamente da vontade do dependente químico.

A Clisadeq oferece os dois tipos de tratamento e conta com os serviços de uma equipe formada por profissionais qualificados: assistente social, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, pedagoga, terapeuta familiar, enfermeira, conselheiro terapêutico, técnica em enfermagem, brinquedista, e monitores. As igrejas das diversas denominações cristãs também farão trabalhos espirituais junto aos dependentes químicos, pois é de fundamental importância um trabalho interdenominacional que venha atender as necessidades desses pacientes, de acordo com a opção religiosa de cada um em tratamento. “Abriremos as portas, de forma ética e organizada, para as diversas crenças religiosas”, disse o presidente.

Além do tratamento medicamentoso e das assistências psicológica e espiritual, os pacientes também participarão de atividades terapêuticas ocupacionais e educativas, objetivando regatar sua autoestima e sua cidadania que foram prejudicadas pelo uso de drogas. Durante o período de internação do dependente químico na clínica, a família também será capacitada para ajudá-lo no momento em que ele receber alta e retornar para casa.  “Um dos maiores problemas é quando o paciente volta ao convívio familiar e a família não está preparada para recebê-lo”, disse, ainda, o presidente da entidade.

O instituto Sertanejo de Apoio ao Ser é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que contará com as parcerias dos órgãos públicos afins e da classe empresarial na reinserção social de pessoas que precisam ser valorizadas e acolhidas pela sociedade. “Esperamos contar com o apoio das prefeituras da região, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e das empresas instaladas em nossa região”, finalizou Diomedes.

Para a solenidade de inauguração, marcada para as 10 horas da manhã desta quarta-feira, no Sítio Santa Cruz, distante dois quilômetros da cidade de Pão de Açúcar, diversas autoridades locais, regionais e estaduais já confirmaram presença, entre essas: o prefeito Jorge Dantas,  o secretário de estado especial de promoção da paz, Jardel Aderico, o vice-prefeito Marco Tavares, a secretária municipal de Assistência Social de Pão de Açúcar, Soraya Omena Dantas, a Promotora de Justiça Martha Bueno, além de prefeitos, juízes, promotores, vereadores, secretários municipais e outras lideranças locais e regionais.

 A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado Especial de Promoção da Paz e a Promotoria de Justiça local são os primeiros órgãos públicos a manifestarem apoio o projeto Clisadeq, que abre as suas portas gerando inicialmente 24 empregos diretos, estando beneficiadas com empregos 17 famílias de Pão de Açúcar e 07 de outros municípios.

Para chegar à clínica, a pessoa tem como ponto de referência a Igrejinha da Santa Cruz, localizada à margem de uma estrada vicinal que dá acesso a AL-130, distante aproximadamente dois quilômetros da sede do Município. A clínica fica logo em frente à igrejinha da Santa Cruz. Telefones para contato: (82) 9656-3261 e 9996-7842 (Presidente Diomedes Rodrigues) - 9996-3291 (vice-presidente Helio Fialho) - 9317-0261 (1ª secretária Vânia Rezende) – 9967-02900 (2ª secretária Rosemary Brito) - 9984-9242 (tesoureira Valéria Rezende).