Projeto de Zoneamento Turístico do Baixo São Francisco será lançado em Pão de Açúcar nesta quinta-feira

  • Helio Fialho
  • 15/05/2013 03:50
  • Helio Fialho

Está marcada para acontecer, nesta quinta-feira (16), o lançamento do Projeto de Zoneamento Turístico do Baixo São Francisco, no auditório da FASVIPA, às 09 horas da manhã, na cidade de Pão de Açúcar. Os trabalhos foram realizados por técnicos do IABS com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e dos órgãos municipais de turismo das cidades do Baixo São Francisco. As pesquisas foram iniciadas em 2011 e concluídas em 2012, sendo apresentado para avaliação final em março de 2013, na cidade de Delmiro Gouveia, durante uma reunião de gestores municipais de turismo e empresários do setor.

O objetivo deste projeto é alavancar o turismo nos municípios ribeirinhos, gerando emprego e renda para os moradores da região e, ainda, aumentar o conhecimento das pessoas sobre Alagoas e o rio São Francisco. O trajeto inicia na foz e termina na região dos canyons, isto é, na região hoje conhecida turisticamente como Caminhos do São Francisco.

Segundo o secretário municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, diversas autoridades participarão da solenidade, dentre essas, o governador Teotônio Vilela Filho, a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, o secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, um representante do Ministério do Turismo, um representante da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), além de prefeitos dos municípios participantes do projeto, gestores municipais de turismo e empresários do trade turístico da região.

 Neste projeto de zoneamento também foi criado o site “Alagoas Geográfico” que mostra e descreve minuciosamente o estado de Alagoas.   Segundo, ainda, o secretário Cacau Machado, diversas cidades ribeirinhas, incluindo Penedo e Piranhas, disputaram para sediar este evento, mas foi Pão de Açúcar a cidade escolhida pelos organizadores do evento. A Banda Sociedade Musical Guarani abrilhantará a solenidade.