Pão de Açúcar: Tudo pronto para a 4ª Conferencia Municipal do Meio Ambiente

  • Helio Fialho
  • 20/06/2013 12:09
  • Helio Fialho

Está tudo pronto para a realização da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, na cidade de Pão de Açúcar, no próximo sábado (22), que tem como lema “Vamos Cuidar do Brasil”. O evento vai acontecer no Auditório da Faculdade São Vicente, no horário das 08 às 12 horas. O objetivo é contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da política nacional de resíduos Sólidos (PNRS).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cícero Alves da Silva, esta Conferência conta com uma metodologia inovadora, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que permite uma melhor análise das proposições elaboradas referentes aos eixos de Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Segundo, ainda, o secretário da pasta, é relevante o sucesso na realização da etapa municipal, pois serão geradas propostas que servirão de base para os debates a nível regional, estadual e federal.  “É fundamental a participação ativa de todos os segmentos da sociedade civil, setor empresarial e poder público, de forma a construir propostas que representem os anseios da sociedade”, disse Cícero Alves.

Na opinião do prefeito Jorge Dantas, a Conferência Municipal do Meio Ambiente(CMMA) é também um importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis. “Fazemos novamente um convite para que a sociedade pão-de-açucarense – poder público, empresários e sociedade civil - se engaje no processo de democracia participativa. É o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do Município, do Estado e do País”, disse o prefeito.

As propostas aprovadas nas conferências municipais e estaduais serão apresentadas na Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) que está marcada para acontecer no período de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente foi convocada através da Portaria nº 185, de 04 de junho de 2012.

Diversos convites já foram entregues pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além da divulgação que vem sendo feita através de emissoras de rádio, carro de som, jornais e sites de notícias, com a finalidade de mobilizar a população. Dentre as autoridades que já confirmaram presença estão o prefeito Jorge Dantas e o vice-prefeito Marco Tavares.