Celso Luiz ainda não sabe com quem vai disputar a prefeitura de Canapi

  • Redação
  • 22/05/2012 14:50
  • Minuto Política

Administrado pelo advogado José Hermes de Lima (PTB), o município de Canapi promete ter as eleições mais disputadas de sua história. O ex-deputado Celso Luiz decidiu que vai lutar pelo “trono” que foi ocupado por sua mãe Rita Tenório, e que, na verdade, ele também comandou por algum tempo. Sua determinação seria “o troco”, já que Hermes era vice-prefeito de Rita na época e a teria traído quando foi eleito prefeito pela primeira vez e se rebelou contra Celso criando seu próprio grupo político.

Por sua vez, Hermes não pode entrar na disputa por está em seu segundo mandato e deve indicar alguém que deve ser o ex-secretário de transportes Vavá Mariano ou o vice-prefeito e advogado José Carvalho Maciel. Os motivos parecem ser óbvios: Vavá tem a popularidade e Carvalho, o dinheiro e cargo político. Mas, tudo indica que o prefeito andou mudando de idéia e já cogitou a possibilidade de colocar sua ex-madrasta como sua sucessora. A decisão gerou uma discussão sobre sua legalidade. O prefeito então recorreu ao deputado federal Joaquim Beltrão que levantou o questionamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, a população fica sem saber quem Hermes realmente vai indicar.

Celso Luiz tem o apoio de Fernando Collor que é o “chefão estadual” do partido de Hermes e ainda pode fazer aliança política com um “deputado forte” do prefeito, além de ter o apoio dos deputados Isnaldo Bulhões Filho, Marcelo Victor e o poderoso João Lyra. “É como ficar acuado no mato sem cachorro”, provoca alguns aliados de Celso que pretende formar chapa com o ex-vereador Genaldo Soares Vieira, ou simplesmente Vieira, que tem grande prestígio político no município, inclusive foi candidato a prefeito em 2008, mas não conseguiu se eleger.

Tonho Prefeitinho é outro pré-candidato ao executivo. Ele busca uma maneira de “afogar os tubarões” na corrida pelo principal cargo político do município. Quem também almeja tentar encontrar uma solução para conseguir chegar lá, é Janielsom Vieira. Muitos acreditam que os dois nomes citados querem entrar na briga dos “grandes”, para conseguir algum cargo político do candidato eleito, como é de praxe.

E o povo, com quem está? A situação não pode ser definida assim. Celso, além de dinheiro, tem fortes apoios políticos e grande prestígio praticamente em toda região sertaneja, conseguiu sem ter cargo político algum dividir o eleitoral de Zé Hermes que pode ser considerado um político formado por Celso. Hermes também está montado na grana e tem o poder nas mãos, por isso mesmo, deveria ter pelo menos segurado seu eleitorado, mas o que parece é que o gestor ainda está tentando conquistar algumas pessoas para tentar se garantir, ou melhor, garantir seu sucessor. Simploriamente, o povo está dividido e os próximos meses de campanha serão decisivos.

Vereadores

Cinco vereadores formam a bancada governista na Câmara de Vereadores de Canapi. Os outros quatro fazem oposição apoiando o ex-deputado Celso Luiz e dificultando a vida dos colegas governistas no Legislativo. O prefeito está perdendo os cabelos com a situação, prova disso, foi o último episódio, quando o prefeito teria invadido a sessão e obrigado ao presidente da Casa a assinar um projeto mesmo contra a própria vontade [matéria aqui].

Agnaldo Silva (PSD) – O edil está no terceiro mandato consecutivo e forma oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores. Silva tem a função de dificultar as façanhas do gestor e sua bancada no Legislativo. Por ser um vereador atuante, sua reeleição é quase garantida e ele pretende lutar para que isso aconteça.

José Nilson (PTB) – Esse está no segundo mandato e é considerado o “homem forte” do governo municipal na Câmara. Urso, como é conhecido, tem fortes pretensões de concorrer à reeleição e tem potencial para isso.

Cícero Silvestre (PSD) – Atual presidente daquele Legislativo, está no quarto mandato e recentemente passou a fazer parte do grupo de oposição. Silvestre já deixou claro que pretende lutar pela reeleição.

Juareis Dores (PTB) – Está no terceiro mandato e apóia o prefeito. Também quer continuar no cargo.

Luciano Malta (PMN) – Vereador de oposição, está no primeiro mandato e também vai à reeleição.

Arnaldo Barbosa (PMN) – Faz oposição ao governo, é um veterano no Legislativo, está no quarto mandato e já foi vice-prefeito de Zé Hermes. Barbosa quer permanecer no cargo.

Nandinho (PTB) – No mesmo partido do prefeito, é vereador da situação e está no primeiro mandato. Mas, parece que quer continuar na edilidade.

Cícero Luciano (PTB) – No segundo mandato, apóia o governo e pretende ir à reeleição.

Aluísio Brito (PTB) – Este deixa claro que é governista. Está no terceiro mandato e também é considerado um dos edis mais atuantes do governo na Câmara.

Alguns nomes fortes que pretendem se candidatar para o cargo de vereador nestas eleições municipais, são:

Oposição: O policial rodoviário federal Silvan tenta uma vaga pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quem quer a mesma coisa é o ex-vereador Zequinha (Pt do B) que já assumiu a vaga durante três mandatos. O ex-vereador Zezito (PMDB) também ficou na vaga durante dois mandatos e quer voltar agora.

Governo: Deinha é ex-secretário de saúde e também quer uma cadeira no Legislativo. O mesmo deseja Frei Deda que é diretor da Casa Maternal da cidade. Iago e Gijo também pretendem entrar na disputa.