Advogado diz que pré-candidato a prefeito de Canapi é inelegível

  • Redação
  • 08/06/2012 06:09
  • Minuto Política

O prefeito de Canapi José Hermes de Lima (PTB) divulgou o nome de seu sogro, o ex-prefeito José Mariano Sobrinho, como seu pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano. Mas, o advogado João Lobo adverte que o pretenso indicado por Hermes é inelegível perante interpretação da Justiça Eleitoral.

A advertência se refere ao fato de Zé Hermes ter sido casado com Gildaleia Mariano de Lima, conhecida como Dinha, que é filha de Zé Mariano. Hermes e Dinha seriam divorciados, mas, mesmo sendo divorcistas, levariam uma vida de casal normal, inclusive, tendo filho após a desunião de direito.

Conforme o advogado João Lobo, perante a lei, tanto Zé Mariano como a filha poderiam ser candidatos a qualquer cargo eletivo, caso ela não mantivesse vínculo de casado com Zé Hermes, o que leva a justiça eleitoral a interpretar o divórcio do casal como uma forma de burlar as leis eleitorais. Lobo explica que o prefeito poderia ter feito algum acordo com Dinha para se darem o divórcio na intenção de ambos serem beneficiados politicamente. A manobra seria banida pela justiça que manteria a relação de parentesco por afinidade de 1º grau entre Zé Mariano, a filha e Zé Hermes que é prefeito em segundo mandato.

Para integrantes da oposição esta seria outra maneira do ex-prefeito Zé Mariano tentar enganar o povo como teria feito nas últimas eleições quando tinha registrado sua candidatura à vice-prefeito de Zé Hermes e faltando três dias para as eleições teria renunciado por ter sido impedido de concorrer ao cargo pela justiça eleitoral, deixando a vaga para o atual vice-prefeito, Zé Carvalho.