Já são quatro os municípios setanejojs que solicitam o envio de tropas federais

  • Redação
  • 03/09/2012 14:55
  • Minuto Política

Os juízes eleitorais que atuam nos municípios de Taquarana e Maravilha (43ª e 50ª Zonas Eleitorais), enviaram, na última sexta-feira (31), à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), ofícios solicitando o envio de tropas federais para as eleições de outubro próximo.

De acordo com o magistrado que atua em Taquarana, Geneir Marques de Carvalho Filho, o município vive uma situação bastante delicada em razão das atitudes de alguns integrantes das coligações “Taquarana Seguindo em Frente” e “Mudança e Compromisso”. Constantes confusões estão ocorrendo durante caminhadas e carreatas dos candidatos à prefeito, culminando com o registro de casos de agressões físicas e verbais.

O reduzido número de policiais militares em exercício no município também é outra preocupação do juiz eleitoral e da promotora de Justiça, fato que, segundo ambos, prejudicaria o desempenho de suas atribuições legais, especialmente no período eleitoral.

O pequeno número de policiais militares também é uma preocupação do juiz eleitoral da 50ª Zona, sediada em Maravilha, Segundo informações do próprio magistrado, apenas três policiais atuam, por turno, no policiamento ostensivo da cidade, que não possui Delegacia de Polícia Civil, inclusive em seus povoados.

O clima de animosidade entre os grupos rivais fez com que o juiz eleitoral convocasse uma reunião com todos os candidatos, objetivando definir um cronograma para a realização de eventos de campanha. Na oportunidade, ficou acordado que nenhuma coligação promoveria evento no mesmo dia em outra tivesse outro previamente programado, como forma de garantir um patamar mínimo de segurança no município.

Mesmo com o acordo, as coligações continuaram desrespeitando as normas, o que acarretou em troca de agressões físicas, com realização de gestos obscenos pelos próprios candidatos, fato que provocou os eleitores e causou grande desordem no momento do comício e nos dias seguintes. Preocupado, o juiz eleitoral Phillipe Melo Alcântara Falcão realizou outros encontros, porém o clima de hostilidade continuou pairando entre os oponentes.

Relatos de destruição de placas de propagandas dos candidatos também foram mencionados pelos juízes eleitorais, prejudicando o livre exercício da propaganda.

Outros três municípios da região Sertãode Alagoas também solicitaram a presença de tropas federais, são eles:  Batalha, Belo Monte e Jacaré dos Homens.