Voz de Lula em montagem ganha repercussão nacional

  • Redação
  • 11/09/2012 07:11
  • Minuto Política

A falsificação grosseira da voz de Lula pelo candidato do PV, Mário Silva publicado pelo blog Bernardino, no CadaMinuto, com exclusividade no domingo, ganhou destaque nacional da imprensa, a exemplo do jornal carioca O Globo, reportagem feita pelo jornalisa Odilon Rios e também de Alagoas, onde a Gazeta de Alagoas, - o maior jornal de circulação do Estado abriu uma manchete na primeira página, dizendo: "Voz de Lula é usada em montagem por candidato".

Também os jornais do Nordeste como Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, ambos de Pernambuco e o Diário do Nordeste do Ceará abordaram o assunto, sem falar que foi destaque na rede nacional da Jovem Pan e CBN.

Entretanto, o inusitado foi a decisão da direção do partido em Alagoas, segundo o jornal Gazeta, "apesar de o caso ter chegado ao conhecimento da cúpula petista, não houve representação formal." E completa: "ele disse não ver gravidade no episódio, uma vez o que haveria de impróprio, a montagem trocando um Mário pelo outro, foi contornada, com a retirada do material do ar. E, por se tratarem de partidos coligados, não haverá irregulariade no recurso de usar a referência de Lula e a Dilma."

Pasmem: o conceito de certo ou errado passou há não valer para o PT de Alagoas.Afinal, o mensalão, também não aconteceu, porém agora seus integrantes são penalizados pelo Supremo Tribunal de Justiça, no maior julgamento da história política daquela Corte.

O Blog do Bernardino, passa a publicar na íntegra o texto, enviado por Odilon Rios para o jornal o Globo:

"O candidato do PV a prefeito da cidade de Santana do Ipanema (AL), Mário Silva, é suspeito de falsificar a declaração de apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff divulgado no programa de rádio. Mário Silva teria usado a declaração de voto de Lula e Dilma feita ao candidato a prefeito de Diadema (SP) Mário Reali (PT). As duas gravações são iguais. A única diferença é a retirada do sobrenome do Mário de Diadema. Com a gravação editada, Lula e Dilma "falam" aos eleitores da pequena Santana do Ipanema. E pedem votos ao Mário.

- Meus amigos e minhas amigas. Vocês sabem quem, em Santana do Ipanema, o presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff apoia? Mário Silva 43. Vamos escutar a presidente Dilma e o presidente Lula pedindo o seu voto para Mário Silva, diz o locutor, emendando as vozes de Lula e Dilma, no rádio.

- Você vote Mário. Ele é uma das pessoas que eu conheço que alia capacidade de gestão, a sensibilidade para os problemas sociais e urbanos. Vote Mário, diz Dilma.

Em seguida, vem o ex-presidente Lula:

- Meus amigos e minhas amigas. Estamos na reta final destas eleições. Seu voto vai decidir o futuro da sua cidade. Vote no candidato que coloque a sua cidade nesta grande corrente de progresso e de distribuição de renda que estamos vivendo. Vote em um candidato assinado pelo Governo Federal. Vote Mário para prefeito, diz o ex-presidente.

O Globo tentou, mas não conseguiu localizar o candidato para comentar os "apoios" de Lula e Dilma. Após a acusação, a gravação foi retirada do ar na cidade. O Partido dos Trabalhadores em Alagoas ainda não se pronunciou sobre o fato.

Em Alagoas, Lula gravou o apoio para dois candidatos a prefeito: o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), em Maceió, para a TV e o rádio. Ele disputa as eleições em Maceió. E na cidade de Palmeira dos Índios (136 quilômetros de Maceió) para a petista Patrícia Sampaio.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, pede votos aos candidatos do PC do B a vereador na capital: Marcelo Malta e Cláudia Petuba.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/candidato-suspeito-de-falsificar-gravacao-de-lula-dilma-em-al-6044742.html#ixzz269z7dUXR".