TRE solicita ao TSE envio de tropas para mais três municípios sertanejos

  • Redação
  • 17/09/2012 14:27
  • Minuto Política

Em sessão realizada nesta segunda-feira (17), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), à unanimidade de votos, decidiu pela requisição de força federal para os municípios de Maravilha, Poço das Trincheiras e Ouro Branco (50ª Zona Eleitoral) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o voto do desembargador eleitoral Frederico Wildson Dantas, relator do processo administrativo, os fatos narrados pelo juiz eleitoral responsável pela 50ª Zona justificam o envio da força federal, especialmente pelo baixo efetivo de policiais nas cidades, a ausência de delegacias e o engajamento de ex-parlamentares com histórico de violência nas campanhas eleitorais.

A frágil situação da segurança pública em Alagoas foi comentada pelos desembargadores eleitorais alagoanos durante a sessão. Para o desembargador Otávio Leão Praxedes, que também é membro da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o apoio das tropas federais é fundamental para auxiliar os juízes no controle da legalidade e da ordem durante as eleições.

“Evidencio diariamente o aumento da criminalidade e do sentimento de insegurança nos julgamento da Câmara Criminal e acredito que o baixo efetivo policial em todo Estado pode prejudicar as atividades durante o período eleitoral, por isso é de grande importância o apoio das forças federais neste momento tão importante para o exercício da cidadania”, disse Praxedes.

A decisão final sobre o envio das tropas federais cabe ao TSE.