TRE nega pedido de impugnação e libera candidatura de Fernando Lou em Mata Grande

  • Redação
  • 18/09/2012 14:27
  • Minuto Política

Na sessão da tarde desta terça-feira (18), o pleno do Tribunal regional Eleitoral (TRE/AL), negou pela votação de 5x1 o pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito Fernando Lou (PRP) na disputa pela prefeitura de Mata Grande. A solicitação de indeferimento tinha sido apresentada pela coligação “Com a Força do Povo” que laça o atual gestor Jacob Brandão (PP) e seu vice à reeleição.

Na ação contra a candidatura de Lou, a união partidária adversária alegou que o ex-prefeito tinha sido condenado por improbidade administrativa por ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas a maioria dos desembargadores entendeu que o processo do TCU não atribui o crime apontado pela coligação requerente.

O relator do processo, desembargador Antônio Carlos Gouveia, foi judicioso em sua argumentação, antes de prolatar seu voto favorável ao candidato Fernando Lou. Ele disse que os partidos requerentes da impugnação não apresentaram provas suficientes que pudessem imputar a inaptidão de sua candidatura na disputa pela prefeitura municipal. Outros quatro magistrados seguiram os mesmos argumentos e votaram contra a coligação de Jacob que teve apenas o voto do desembargador Otávio Leão Praxedes, único a defender o indeferimento do ex-prefeito. Para ele, Lou cometeu improbidade administrativa.

Como a votação foi por 5x1, Lou segue apto na disputa pela prefeitura de Mata Grande.