Grupo de Siloé Moura elege prefeito e reelege cinco vereadores em Senador Rui Palmeira

  • Redação
  • 11/10/2012 15:17
  • Minuto Política

João Carlos Rodrigues, conhecido como Joãozinho (PSDB), e Clóves Vieira de Souza (PMDB), esses são os nomes do novo prefeito e do vice, eleitos, respectivamente, em Senador Rui Palmeira, com uma expressiva votação. Foram 3.553 votos (57,14%) que ele mesmo agradece ao povo e ao tio Siloé Moura, atual gestor, que o indicou para o cargo e demonstrou força e união durante a campanha coordenada, principalmente, por sua filha, Jeane Moura, a “Dama de Ferro” para os adversários políticos que viram a oportunidade de entrar pela porta da prefeitura que já dominaram por alguns anos passar a exatos 888 votos.

O candidato do grupo opositor, representado pela coligação “Unidos para Vencer” (PP-PDT-DEM), foi o ex-vice-prefeito José Edivânio Bezerra da Silva, o Edivânio Cirilo (PP), que ainda conseguiu 2.665 (42,86%) dos 6.218 dígitos validados nas 26 urnas do município.

A maioria da população não nega que viu no candidato a prefeito eleito a oportunidade da continuidade dos trabalhos executados na administração de Siloé Moura que além de aparecer nos registros históricos como um dos fundadores do município ainda é considerado o maior gestor de sua história. Mas, o que mais anima os eleitores que acreditaram em Joãozinho e seu vice é a oportunidade de ser mantido o clima de paz que aquela população recém conquistou.

Como garantia de prosperidade e cumprimento das promessas de campanha, a coligação “Senador, Crescer na Paz” formada pelos partidos PRB / PMDB / PSC / PR / PRTB / PSB / PRP / PSDB conseguiu reeleger cinco e eleger dois dos candidatos que disputavam as nove vagas oferecidas pela Câmara de Vereadores do município, a oposição ficou apenas com as duas cadeiras restantes no Legislativo Municipal e não conseguiu reeleger nenhum edil do grupo.

Saga Siloé

Para se firmar como político no município, Siloé batalhou muito, inclusive sendo candidato a prefeito em 1988 e 1992. Em 1996 e 2000, decidiu concorrer ao cargo de vice. Mas, foi em 2004 que Siloé se candidatou a prefeito e ganhou, vitória esta que lhe custou a vida de um filho, o jovem Wilson Moura, morto a tiros em um bar na cidade. Em 2008, Siloé foi reeleito prefeito do município, cargo que assume até janeiro de 2013 quando passa simbolicamente a chave da prefeitura para seu sobrinho Joãozinho, então prefeito eleito.