Câmara de Santana do Ipanema aprova PL sobre o Dia do Evangélico

  • Redação
  • 01/12/2012 09:39
  • Minuto Política

Em sessão ordinária nesta sexta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) que trata sobre o Dia do Evangélico no município. A votação do PL foi acompanhada por membros do movimento religioso santanense na Câmara.

O Projeto de Lei de nº 08/2012, de autoria da vereadora Josefa Eliana, foi aprovado por cinco votos a zero na sessão de hoje. A iniciativa de se criar uma data oficial para comemoração ao dia do evangélico, partiu da União dos Evangélicos de Santana do Ipanema-AL (Uesial) que oficializou o pedido enviando a proposta aos poderes Executivo e Legislativo.

Estiveram presentes os vereadores, Genildo Bezerra (Papa Tudo), Eudes Vieira da Paixão (Meirica), Enaldo de Melo (Enaldo do Detran), Luciano Gaia, Josefa Eliana (Fofa) e a vereadora Ana Claudia (Ana de São Felix). Também participaram da sessão vários membros evangélicos, tais como o pastor José Barbosa Limeira, presidente da Uesial, além do vice-prefeito, Edson Magalhães, que também é evangélico.

Marcaram presença na sessão, representantes das Igrejas: Assembleia de Deus – Missão, Igreja Nova Vida, Igreja Batista, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Mundial do poder de Deus e Assembleia de Deus – Missão Josué.

Comentários dos Edis

Momentos antes da votação, alguns vereadores usaram a tribuna para comentar a iniciativa. “Aprovar este projeto é reconhecer os serviços prestados pela comunidade evangélica em nosso município”, disse o vereador Papa Tudo.

O vereador Meirica, mesmo sendo católico, elogiou a iniciativa por parte dos protestantes e disse que todos os edis daquela Casa acolheram de bom grado o PL. Por fim, a presidente da casa, Josefa Eliana, também fez uso da palavra e enalteceu o trabalho da Uesial no município.

O Dia do Evangélico

O PL autoriza o Poder Executivo a constituir o Dia do Evangélico, atribuindo sempre ao segundo sábado do mês de setembro a comemoração da data festiva. O projeto ainda prevê a fixação da data no calendário oficial dos eventos do município, bem como destinar recursos públicos, originários do orçamento, para a realização do evento.

A data foi escolhida, considerando que no mesmo momento já acontecera eventos que mobilizaram a classe evangélica, bem como moradores do município e cidades circunvizinhas. Para entrar em vigor o projeto precisa apenas ser sancionado pela prefeita Renilde Bulhões, que poderá o fazer nos próximos dias.

Para o pastor José Barbosa Limeira, presidente da Uesial, a importância da aprovação do projeto vai além dos evangélicos. “Essa conquista não é só da família evangélica, mas sim de todos os santanenses, pois o trabalho que a Uesial vem fazendo não visa só os evangélicos, mas sim toda a comunidade local”, disse Barbosa.

O pastor também fez questão de tecer agradecimentos pela aprovação do PL. “Agradeço a Deus por esse momento especial, as autoridades que acolheram essa ideia e aos companheiros pastores que nos apoiaram e estiveram sempre ao nosso lado. Pra nós é uma honra ter no calendário oficial do município uma data tão especial”, finalizou o pastor.