Prefeito de Piranhas relata caos na prefeitura e dificuldades na administração

  • Redação
  • 13/01/2013 20:57
  • Minuto Política

O prefeito de Piranhas, Dante Alighieri Salatiel de Alencar Bezerra de Menezes, conhecido simplesmente como Doutor Dante (PDT), decretou na última sexta-feira (11) situação de emergência do município devido ao caos deixado pela gestão anterior que, segundo ele, está dificultando sua administração. Para explicar a situação e anunciar ações de sua gestão, o chefe de executivo, acompanhado de todos seus secretários, realizou na manhã do mesmo dia do decreto uma coletiva de imprensa.

No encontro com jornalistas, radialistas e populares, no Hotel Xique-Xique, Doutor Dante explicou que o decreto de emergência e/ou urgência foi decidido devido à falta de informações deixada pela administração passada que limita o início de seu governo, principalmente nas ações emergenciais, como é o caso do longo período de estiagem que assola a população do município.

Conforme Dante, essa desinformação poderia ter sido evitada no processo de transição de governo que para ele não aconteceu como deveria. O prefeito afirma que não foram fornecidos pela gestão anterior documentos que pudesse interagir o novo governo da situação em que se encontrava a prefeitura, evitando assim que a nova administração pudesse nortear o planejamento de suas ações governamentais.

Outra problemática apontada por Doutor Dante foi a ausência de documentos e computadores que teriam sido levados na operação do Ministério Público do Estado (MPE/AL) deflagrada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).

O prefeito relata que encontrou a prefeitura totalmente desorganizada, sem sequer programas para controle do Setor de Tributos e emissão das folhas de pagamentos do município. Dante conta que precisou procurar o Ministério Público local para solicitar documentos e informações aos representantes da gestão anterior. “Apesar da dificuldade, estamos recuperando alguns dados para que possamos dar início à nossa administração.” Disse.

Doutor Dante revelou que o município se encontra com registro no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) – uma espécie de SPC ou SERASA das prefeituras do país – e por isso não pode receber verbas federais.

Mesmo sem experiência como prefeito, Dante assegura à população que todas as ações da prefeitura são consultadas juridicamente e que governa o município sem perseguição para que possa atender a cada cidadão piranhense, seguindo os princípios da administração pública que é Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (Limpe).

O novo gestor também afirmou que o Legislativo Municipal é independente e que ele não tem interesse algum de interferir nas ações da edilidade. “Todos os vereadores, independente do lado partidário, têm autonomia para desempenhar suas funções na Câmara.” Disse.

Doutor Dante terminou a entrevista coletiva anunciando as ações do governo em todas as áreas de sua administração e aproveitou a oportunidade para anunciar as parcerias firmadas com o município vizinho Canindé do São Francisco (SE), principalmente na área da saúde. O prefeito anunciou também que a partir desta segunda-feira (14), será feito o recadastramento de todo o funcionalismo municipal, no Pátio da Feira.