Celso Luiz declara apoio ao senador Fernando Collor na busca pela reeleição

  • Redação
  • 19/01/2013 07:18
  • Minuto Política

O prefeito de Canapi, Celso Luiz Tenório Brandão (PMDB) declarou apoio ao senador Fernando Collor de Melo na busca pela reeleição nas eleições de 2014. Segundo o gestor, a aliança foi concretizada no ano passado, quando Collor o ajudou em sua campanha contra o grupo político do ex-prefeito José Hermes de Lima que é do PTB, partido este presidido por ele [senador].

Celso conta com o apoio de Fernando Collor na aquisição de verbas federais para o município que administra visando cumprir todas as melhorias prometidas em campanha, inclusive a maior delas que é a luta pela pavimentação do trecho da BR-316 que liga o povoado Carié à cidade. Dentro desse acordo com o ex-presidente do país, ainda pode surgir a candidatura do jovem Luiz Pedro Tenório, filho de Celso, em busca de uma vaga na Assembléia Legislativa (ALE/AL).

Já Collor quer garantir o segundo mandato e ficar mais oito anos no Senado Federal e para isso conta com o apoio e prestígio político de Celso Luiz que já foi prefeito de Inhapi em 1989 e depois foi eleito deputado estadual por quatro vezes consecutivas, a primeira em 1994 pelo PSC. Em 1998 foi reeleito pelo PSDB, em 2002 e em 2006 foi novamente reeleito pelo PL e pelo PMN, respectivamente. Na legislatura de 2002, foi escolhido para presidir a ALE. Em 2006 resolveu disputar o cargo de vice-governador na chapa do agora deputado federal João Lyra, mas foi derrotado pelo atual governador, Teotônio Vilela Filho.

Celso Luiz já foi o político mais poderoso do Estado e nesses mais de 20 anos de vida pública conseguiu muitos seguidores políticos, maioria que permanece até hoje, principalmente nas cidades sertanejas, onde é conhecido como a “força do Sertão”. Nessa região, o ex-deputado e agora prefeito tem muitos aliados políticos entre amigos gestores, vereadores e fortes lideranças políticas, muitas delas familiares dele, como é o caso do irmão e ex-prefeito de Inhapi, Oberdan Tenório, o Bel, que foi gestor durante três mandatos.

Perguntado pela reportagem do Minuto Sertão como fica sua relação com o também senador, Renan Calheiros, Celso explicou que ambos continuam aliados politicamente, ainda mais pela amizade que têm, e revela que Calheiros tem outros planos nos quais ele o está apoiando.