Alagoano muda versão e acusa Mizael de matar advogada Mércia Nakashima

  • Redação
  • 25/02/2013 16:04
  • Minuto Política

O alagoano Evandro Bezerra Silva, acusado de ajudar o advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza a matar da advogada Mércia Nakashima, mudou a sua versão para o crime ocorrido no interior de São Paulo em 2010. Em interrogatório gravado em vídeo no dia 14 de fevereiro, no Fórum de Guarulhos, na região metropolitana, ele alegou que não participou do assassinato e acusa o ex-namorado da vítima de tê-la matado sozinho. Antes, ele só negava a participação no crime, mas não acusava Mizael pelo assassinato. Os dois réus aguardam julgamento presos.

Natural de Olho D'Água das Flores, Evandro foi preso no Sertão de Alagoas, no município de Carneiros, em junho de 2012, onde estava escondido há mais de um ano, após o crime.

O SPTV desta segunda-feira (25) exibiu o vídeo do depoimento de Evandro ao juiz Leandro Bittencourt Cano. Evandro aparece vestindo o uniforme da penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo. Ele falou por quase duas horas sobre a noite do crime.

"Ele ligou no meu número, mas não no celular que foi apreendido pela polícia. Em outro numero de celular. O celular que foi apreendido era pra uso pessoal meu. Então, eu tinha outro numero que era para meus clientes", disse Evandro em seu interrogatório.

O promotor do caso e os advogados de defesa de Evandro e de Mizael também acompanharam a audiência. Evandro voltou a negar seu envolvimento no crime. Disse que foi até Nazaré Paulista só para dar uma carona a Mizael. Mas dessa vez, acusou o ex-namorado de Mércia do assassinato da advogada.

“Eu fui pegar ele lá, excelência, porque ele falou pra mim que se encontrava numa festa. Se ele tivesse me explicado que teria acontecido ali, eu não teria ido naquele local, pegar ele. E não teria ido com meu carro", alegou Evandro.

O vigilante ainda deu detalhes do que teria acontecido no dia do crime. Ao ser questionado pelo juiz se Mizael estava com duas armas, Evandro respondeu que "sim". Perguntado se sabia diferenciar quais eram elas, afirmou que se tratavam de "um revólver e uma pistola".
Na versão de Evandro, quando ele e Mizael chegaram em Guarulhos, o ex de Mércia seguiu até o Hospital Geral da cidade. Lá, ele desceu e foi embora no próprio carro.

Dois julgamentos

Como o vigia Evandro está acusando Mizael de ser o assassino de Mércia, o juiz decidiu separar os dois acusados. Mizael vai ser julgado primeiro, no dia 11 março. Já Evandro só deve sentar no banco dos réus, em julho.

Segundo o Ministério Público, Mizael matou Mércia porque não aceitava o fim do relacionamento. “Mizael foi o executor, e Evandro, o partícipe do crime”, disse o promotor Rodrigo Merli Antunes.

No dia do crime, Evandro e Mizael se encontraram em Guarulhos e foram no carro dela até uma represa em Nazaré Paulista. Lá, ela levou um tiro no rosto. Em seguida, o carro foi jogado na represa. Segundo a perícia, a advogada morreu afogada. o corpo dela foi encontrado dias depois.

Mizael, que também nega o crime, está preso no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo. O advogado do acusado, Samir Haddad Júnior, afirmou nesta segunda-feira que achou 'estranho' a divulgação da imagem com a nova versão de Evandro.

"Exijo o mínimo de lealdade das partes. Gostaria de saber se a divulgação desse vídeo teria sido uma atitude do Ministério Público de tentar influenciar os jurados. O que o Evandro falou é mentira. Ele está tentando se safar de um processo no qual é acusado de homicídio", disse Haddad Júnior ao G1.

O defensor de Evandro não foi localizado para comentar o assunto.