Presidente do Senado lamenta situação dramática vivida pelo sertanejo

  • Redação
  • 25/02/2013 15:40
  • Minuto Política

Em declaração feita na manhã desta segunda-feira, 25, o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fez um balanço da visita que realizou na última sexta-feira a quatro municípios do alto Sertão para verificar de perto a forte estiagem que vive a região. Ele lamentou a dramática situação vivenciada pelo povo sertanejo com a falta de chuvas que vem dizimando os rebanhos e afetando a qualidade de vida da população.

Renan, que também visitou o primeiro trecho do Canal do Sertão, no município de Delmiro Gouveia, afirmou que a água que já está chegando aos sertanejos através da obra diminuirá o sofrimento do povo, servindo para o consumo humano e animal, além de servir para a irrigação, mas destacou que é preciso fazer mais. “Nossos rebanhos foram dizimados pela falta de água. Precisamos elaborar um programa específico para a renovação desses rebanhos que são indispensáveis para o sustento do povo sertanejo.”

Ao cumprir seu primeiro compromisso em Alagoas após ser eleito presidente do Senado, Renan voltou a se comprometer com o povo para, junto com o governador Teotônio Vilela Filho, continuar acompanhando a situação da seca e discutindo ações a serem implementadas para a melhoria da qualidade de vida. “Nossa prioridade é mudar a realidade do povo sertanejo, para isso, a celeridade nas obras do Canal do Sertão é imprescindível, transformando radicalmente a realidade econômico-social dos municípios da região”.

O presidente do Senado lembrou, ainda, o momento em que, ao verificar no município de Maravilha a situação da barragem local, totalmente seca devido à falta de chuvas, se solidarizou com o povo sofrido da região, fazendo menção à força dos sertanejos que mesmo vivendo em situação subumana, resiste à seca e enfrenta o clima desfavorável. “Os agricultores familiares e pequenos criadores da região tem feito um enorme esforço para não perder suas plantações e rebanhos”, lembrou.

Além do município de Maravilha, Renan e o governador Teotônio Vilela Filho visitaram, também, os municípios de Olho D’água do Casado, Água Branca e Delmiro Gouveia, onde conversaram com moradores e ouviram as reivindicações e anseios da população que serão levados à presidente Dilma Rousseff, e voltaram a se comprometer em continuar trabalhando, em Brasília, pelo enfrentamento à seca e pela diminuição da pobreza local.

Até o momento, foram concluídas obras de 65 km do Canal do Sertão. A inauguração desta importante etapa está prevista para o próximo dia 11, com a presença da presidente Dilma. Quando estiver concluída, a obra terá 250 km de extensão, ligando o município de Delmiro Gouveia e Arapiraca. O fornecimento de água potável através do Canal abastecerá 42 cidades alagoanas, atendendo à necessidade de, aproximadamente, um milhão de habitantes que sofrem com a aridez e pobreza da região.