Renan comemora entrega da 1ª etapa do Canal do Sertão em 11 de março

  • Redação
  • 25/02/2013 15:42
  • Minuto Política

No relato do presenciou no semiárido alagoano durante a visita que fez à região, acompanhado do governador Teotonio Vilela, o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, disse na manhã de hoje, 25, que o primeiro trecho do Canal do Sertão, que será oficialmente entregue aos sertanejos no início do mês de março, chegou no momento certo, quando vários municípios estão passando por um momento crítico causado pela pior estiagem dos últimos cem anos.

Renan disse que seu primeiro compromisso em Alagoas após ser eleito presidente do Senado não poderia ser outro. “Me comprometi com o govenador Teotônio Vilela Filho para juntos verificarmos a situação da seca e discutirmos as ações a serem implementadas. Visitar o primeiro trecho da Canal do Sertão e acompanhar a vida do sertanejo sendo transformada a partir de então era imprescindível para isso”, afirmou.

O presidente do Senado lembrou que essa é uma das principais obras hídricas que o Nordeste já viu, não apenas por sua magnitude, mas também pela enorme transformação dos cenários econômico e social que proporcionará aos municípios do Sertão. A obra, orçada em R$ 600 milhões, levará água potável para 42 cidades alagoanas, atendendo à necessidade de, aproximadamente, um milhão de habitantes que sofrem com a aridez e pobreza da região.

Como sempre destaca em seus discursos, Renan fez menção à força do povo sertanejo que mesmo vivendo em situação subumana, resiste à seca e enfrenta o clima desfavorável para sobreviver. E se pôs à disposição para continuar ajudando no que for preciso para o enfrentamento à seca. “O Canal do Sertão representa também uma nova força para a economia da região. Além do consumo humano e animal, ela será fartamente usada para a irrigação e agricultura”, destacou.

Após a conclusão dos primeiros 65 km do Canal, as próximas etapas das obras já foram iniciadas, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará a marca de 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.