Vereadores debatem reforma e ampliação da ponte da Pedra Velha

  • Veruscka Alcântara - Assessoria
  • 22/03/2013 15:28
  • Minuto Política

Na sessão ordinária desta quinta-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal de Delmiro Gouveia debateram sobre a reforma e ampliação da ponte que dá acesso ao bairro Pedra Velha. O local, além de não possuir passagem para pedestre, está com a infraestrutura comprometida.

O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Pedro Paulo (PT), que recebeu carta de uma professora alertando para o perigo vivenciado pela comunidade ao trafegar na ponte. A educadora solicitou ajuda do parlamentar para que interceda junto ao órgão competente e assim realize uma reforma e ampliação na mesma.

O vereador chamou a atenção, especialmente, para o número de crianças que andam pela ponte e têm que concorrer com os carros e motos que lá trafegam. “Aquilo é um grande perigo para a população e, especialmente, para as crianças, que têm que utilizar a via para andar, correndo o sério risco de serem atropeladas. Sabemos que aquela ponte é de competência do Estado, mas não nos custa cobrar do município que tome uma providência. Devemos nos unir para que este problema seja efetivado e assim as pessoas não corram esse risco constante”, falou o vereador.

Diante da colocação do colega, o vereador Gato (PSB), afirmou que há 16 anos luta pela reforma e ampliação da ponte. “Há 16 anos que cobro uma solução para a ponte da Pedra Velha, inclusive apresentando proposição neste sentido. Já cheguei a entregar documentos ao Governo do Estado mostrando esta situação e o perigo que as pessoas correm”, disse Gato.

O presidente Valdo Sandes (PMN) se manifestou e ressaltou o esforço da Casa Legislativa em buscar uma solução para o problema. “Esta Casa já entregou documentação solicitando uma solução para a ponte da Pedra Velha e estaremos, novamente, reivindicando e cobrando que as autoridades tomem as providências necessárias. Estaremos unidos em mais este pleito a favor da comunidade delmirense”, falou. Finalizando debate, Pedro Paulo sugeriu que os vereadores formassem uma comissão para ir ao DER e assim cobrar a realização da obra.

Ainda durante a sessão, o vereador Edvaldo Nascimento falou sobre o aniversário do seu partido, o PCdoB, que no dia 25 completa 91 anos. Edvaldo ressaltou a trajetória e o fato do partido ser o mais antigo na história política do país, reunindo grandes expoentes no cenário nacional.

O vereador Geraldo Xavier (PMDB) utilizou a tribuna para relembrar a sua luta contra as drogas no município e ressaltar o encontro com o Secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, que ficou de realizar uma visita à Delmiro para a implantação de uma clínica para dependentes químicos. Xavier enfatizou que estará doando um dos seus terrenos para que o projeto vire realidade. “A minha maior bandeira de luta será sempre contra as drogas, em especial o crack, que está devastando muitas famílias em nosso município. Não medirei esforços para que esta clínica de reabilitação seja implantada e assim possamos salvar as pessoas desta droga tão perversa”, falou.

Após o debate, foi realizada a votação das 32 proposições. Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei do vereador Cacau (PTdoB) que considera de utilidade pública o Centro de Ação Social para Crianças e Adolescentes, e a moção de apoio ao funcionário da Caixa Econômica, Etevaldo Martins Júnior. O vereador teve ainda as seguintes indicações aprovadas: construção de uma quadra poliespoesportiva no povoado Gangorra; construção de uma praça no distrito Sinimbu; construção de uma quadra poliesportiva e de uma praça no povoado Caraíbas do Lino; construção de quadras poliesportivas nos povoados Caixão, São Sebastião e São José (Valha-me Deus); implantação de estação de tratamento de água para o povoado Porto da Barra; implantação de uma casa de bombas para captação de água diretamente do Canal do Sertão; asfaltamento do trecho compreendido entre o Sinimbú e a BR-423; asfaltamento do trecho compreendido entre a BR-110 e povoado Porto da Barra.

Para o distrito de Barragem Leste Cacau apresentou indicações que também foram aprovadas - construção de um Matadouro Público; padronização das barracas da feira livre; atendimento diário e permanente na Maternidade Rosália Campos; construção de uma Escola Agrotécnica; construção de uma Escola Estadual para o ensino médio; atuação de fiscais de tributos da Prefeitura no distrito; sede para a agência dos Correios; calçamento e saneamento básico nas ruas José Ponciano Gomes, José Cunegundes e Manoel Simplício; retorno do laboratório de análises clínicas à Maternidade Rosália Campos e ao Posto de Saúde Manoel Henrique dos Santos e melhorias no sistema elétrico.

Já o vereador Pedro Paulo teve indicações aprovadas para o povoado Lagoinha – construção da rede de esgoto e saneamento básico; limpeza do açude; construção de um ginásio poliesportivo; atendimento permanente de ambulância; oferta adequada de energia elétrica; construção de praça pública e implantação de um Posto Policial. O vereador Edvaldo teve a solicitação da restauração da iluminação dos cemitérios aprovada.