Ex-prefeito de Palestina é preso por desvio de verbas federais destinadas às escolas

  • Anna Cláudia Almeida - Cada Minuto
  • 23/03/2013 14:31
  • Minuto Política

O ex-prefeito de Palestina, Antônio José da Silva, conhecido como ‘Toninho Cabudo’, foi preso na tarde deste sábado (23), por policiais militares em cumprimento a um mandado de prisão expedido no último dia 21 de março pelo juiz da comarca de Pão de Açúcar, Durval Mendonça Junior.

No momento em que foi preso, o ex-gestor estava almoçando em uma churrascaria localizada no município de Olho D’Água das Flores, no Sertão de Alagoas. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Batalha onde está sendo ouvido pelo delegado Sandro Marcelo. De acordo com um agente da PC, Toninho Cabudo deve ser transferido para Maceió ainda neste sábado e encaminhado ao sistema prisional.

Antônio José da Silva foi denunciado pelo Ministério Público Federal numa ação civil pública por ato de improbidade administrativa. O ex-prefeito e sua ex-mulher, Maria Petrolina dos Anjos Correia, são acusados de desviar recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), utilizando indevidamente as verbas federais destinadas às escolas e à merenda escolar durante os quatro anos de mandato do então prefeito do município (de 1997 a 2000).

O esquema teria causado um prejuízo de R$ 150 mil aos cofres públicos, em valores da época. Segundo a denúncia, o ex-prefeito e a ex-mulher dele, Maria Petrolina dos Anjos Correia, utilizavam indevidamente as verbas federais e falsificavam notas fiscais.

As notas fiscais falsas foram usadas para que a Câmara Municipal aprovasse as contas do prefeito. Apesar disso, investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público de Alagoas identificaram as irregularidades nos documentos.