Lula e Ziane continuam afastados; julgamento de recurso foi suspenso pelo TRE

  • Redação
  • 17/04/2013 16:31
  • Minuto Política

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), na sessão desta quarta-feira (17), suspendeu o julgamento sobre o recurso apresentado pelo prefeito afastado de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira (PMDB), e sua filha, a vice-prefeita Eliziane Ferreira Costa, mais conhecida como Ziane Costa (PMDB).

A votação contra o retorno de Lula e Ziane ao comando do executivo municipal estava em 3x2 quando foi interrompida pelo desembargador eleitoral Fernando Maciel que pediu vistas da matéria que trata do recurso movido pela defesa dos afastados contra a decisão do Juiz José Eduardo Nobre Carlos, da comarca local.

O magistrado decidiu pelo afastamento de Cabeleira e sua filha depois de receber denúncia de abuso de poder político e econômico que havia sido praticada por eles durante o período eleitoral de 2012, ação movida em dezembro daquele mesmo ano pelo segundo colocado na disputa, Eraldo Joaquim Cordeiro, o Padre Eraldo (PC do B).

Votaram contra o retorno de Lula e Ziane à prefeitura, os desembargadores Frederico Wildson (relator), Sebastião Costa Filho e Alberto Jorge Correia. Já Luciano Guimarães e Ivan Vasconcelos de Brito votaram a favor.

Com o pedido de vistas, Lula e Ziane, afastados dos respectivos cargos há seis dias, continuam como estão, enquanto Valdo Sandes, que assumiu a chefia do executivo municipal na última segunda-feira (15), permanece empossado como prefeito interino do município. O julgamento do recurso deve ser retomado na próxima segunda-feira (22).