Prefeito é acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico

  • R2 Notícias
  • 22/04/2013 05:51
  • Minuto Política

A coligação ‘Olho D Água para Todos’, das eleições de Olho D Água do Casado, sertão alagoano - cujo candidato majoritário foi o Zé da Emater (PT) - questiona na justiça a reeleição do prefeito José Gualberto Pereira.

De acordo com a autoria da ação, o prefeito fez uso do programa social ‘Cartão Cidadão’, cuja lei municipal foi aprovada anos antes do ano eleitoral e, de acordo com beneficiárias do programa, apenas meses antes das eleições de 2012 foram distribuídos os cartões, com pagamento de R$ 30,00 (trinta reais) por quinzena. “Recebi em 2012 só quatro meses e depois das eleições a gente não recebeu mais, e tem gente que recebeu só R$ 15, 00 (quinze reais)”, declarou a senhora Maria Eugência Lima de Carvalho, revoltada com a suspensão do programa. Mais de 500 cartões foram distribuídos no município, que, segundo algumas mães de famílias, os pagamentos tinham valores diferentes de uma para outra família, e, quando da entrega dos cartões, assessores do prefeito informavam que depois das eleições o valor seria bem maior.

O prefeito Gualberto é acusado de ter usado a prefeitura, através de programas sociais, limpeza de barragens, entre outras estruturas, para a sua reeleição. “O prefeito declarou em juízo que começou realmente a distribuir o ‘Cartão Cidadão’ perto das eleições, declarou que fez a limpeza de centenas de barragens de particulares no município, caracterizando a compra de votos e uso da máquina administrativa em seu favor, é tanto que a diferença em favor dele foi de apenas 97 votos, e não tenho dúvida de que a justiça será feita para beneficiar o povo casadense”, enfatizou o Zé da Emater.

Nesta segunda-feira (22), está prevista mais uma audiência para a oitiva de mais testemunhas, e os autores da ação esperam que seja a última e decisiva para a sentença do juiz.

Nossa produção tentou contato com o prefeito Gualberto, mas todos os contatos de celular estavam fora da área ou desligado. A redação está a disposição da assessoria do prefeito para os esclarecimentos que queiram fornecer.