Vereadores delmirenses debatem problemas do município

  • Veruscka Alcântara - Assessoria
  • 25/04/2013 16:43
  • Minuto Política

Durante a sessão desta quinta-feira (25), os vereadores delmirenses expuseram os problemas enfrentados pelas comunidades do município. Na reunião presidida pelo vereador Cacau Correia, os parlamentares Pedro Paulo (PT), Ezequiel Costa, o Kel (PMN), Edvaldo Nascimento (PCdoB) e Francisco de Assis, o Kinho (PP), expuseram a realidade vivenciada por algumas localidades, que há meses estão sofrendo com a falta de ações da gestão municipal.

 O debate foi iniciado pelo vereador Pedro Paulo, que abordou as dificuldades enfrentadas pelos moradores do povoado São Sebastião, popularmente conhecido como Caixão. “Em encontro com os moradores vi que falta coleta regular de lixo, de carro limpa fossa, inclusive acarretando em algumas estouradas, já que lá não tem rede de esgoto, a retirada da ambulância que servia ao povoado, enfim é um quadro de total descaso”, falou o vereador. Ele enfatizou que esta realidade também é vivenciada em outras localidades do município.

Outra questão levantada pelo vereador é a deterioração do Mercado Público. Segundo Pedro Paulo, o local, que é administrado por empresa terceirizada, está em completo estado de abandono. “Este assunto já foi abordado por Edvaldo, mas não poderia deixar de reforçar porque é uma falta de respeito com o povo delmirense. Estamos vendo um total descaso – lixo e sujeira por toda parte, com ratos e baratas. Isto é inadmissível”, disse.

Diante das palavras de Pedro Paulo, os vereadores Kel, Edvaldo e Kinho reforçaram a necessidade da ruptura do contrato pela Prefeitura com a empresa. “Esperamos que o prefeito interino Valdo Sandes possa resolver este problema, porque a população e os feirantes não podem sofrer mais do que já estão sofrendo”, disse Kel. Edvaldo enfatizou que solicitou ao Ministério Público Estadual que tome as medidas necessárias para que o contrato seja suspenso. Para Kinho, a Casa Legislativa precisa se unir e lutar para que o Mercado volte a ser administrado pela Prefeitura, e não por uma empresa terceirizada.

Após o debate, os vereadores votaram a ordem do dia, aprovando 23 proposições dos vereadores Cacau Correia, Pedro Paulo, Edvaldo e Kel. De autoria do vereador Cacau foi aprovada, em segunda votação, o Projeto de Lei que considera de utilidade pública o Centro de Ação Social para Crianças e Adolescentes do município, além do requerimento solicitando Título de Cidadão Delmirense ao Diretor Administrativo da Chesf, Pedro Alcântara; este em parceria com o vereador Edvaldo. Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei que considera de utilidade pública a Associação dos Artesãos de Delmiro Gouveia. Foram aprovadas ainda as indicações que solicitam a implantação de uma Delegacia Federal no município e empenho da ANTT para a liberação de transporte coletivo da cidade de Paulo Afonso, na Bahia, para o povoado Jardim Cordeiro.

O vereador Pedro Paulo teve aprovadas 13 indicações solicitando a construção de um Teatro Municipal; instalação de rede de água e calçamento e saneamento na Rua Barão de Atalaia, na área Verde; calçamento e saneamento de toda a Chácara Santo Antônio, bem como na Rua Barão de Água Branca; construção de um Ginásio de Esporte no bairro Área Verde; calçamento em diversas ruas do bairro Área Verde e intensificação do patrulhamento deste bairro. Para o povoado Caixão, o vereador solicitou construção de uma praça pública; retorno da ambulância; reforma das estradas vicinais; reforma e ampliação do cemitério e a construção de toda a rede de saneamento básico.  

O vereador Kel solicitou maior fiscalização e higienização do Mercado Público; elaboração do Plano de Cargos e Carreiras para os funcionários municipais e cumprimento do pagamento das diárias aos motoristas da Prefeitura. Do vereador Edvaldo, foi aprovada proposição que obriga o Poder Executivo adquirir e implantar computadores com acesso a internet em todas as escolas do município.