Audiência pública debate abertura da UPA em Delmiro Gouveia

  • Veruscka Alcântara - Assessoria
  • 09/05/2013 14:42
  • Minuto Política

Na manhã desta quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Delmiro Gouveia foi palco de mais uma Audiência Pública. Desta vez o tema abordado foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que teve suas obras concluídas no Bairro Novo e aguarda entrar em funcionamento.

O debate, solicitado pelo vereador Edvaldo Nascimento, reuniu todos os parlamentares, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito interino Valdo Sandes, convidados e populares, que lotaram o plenário. A audiência teve como objetivo esclarecer a população sobre o andamento de abertura da unidade, bem como expor a importância da mesma para a região, assunto abordado pelo cardiologista Aristóteles Paiva.

As primeiras considerações foram feitas pela superintendente Estadual de Saúde, Maria Aparecida. Ela ressaltou o tipo de atendimento realizado nas UPAs, bem como a estrutura necessária para o seu funcionamento, o que tem levado muitos gestores a desistir de colocar estas unidades em funcionamento. A superintendente analisou ainda as dificuldades enfrentadas por Delmiro que, por ser um município pólo, receberá pacientes de toda a região, o que aumentará o custeio da unidade de saúde, mas que o Governo do Estado esteve estudando, junto com o município, uma forma de consórcio, para que os municípios que utilizarem a UPA repassem parte dos custos para a Prefeitura de Delmiro, gestora da unidade.

O estudo para viabilização do consórcio foi abordado pelo Secretário Municipal de Saúde, João Silveira. Ele demonstrou os percentuais a serem arcados pelos governos Federal e Estadual, bem como pelos municípios interessados. Ele enfatizou ainda que o prefeito Valdo Sandes está empenhado na abertura da unidade. “Estamos analisando todas as possibilidades para que a UPA seja aberta. O prefeito Valdo Sandes tem se empenhado para que possamos ofertar este serviço para a população”, falou Silveira.

Durante o debate os vereadores pontuaram algumas questões relativas à saúde no município, a exemplo do Hospital Antenor Serpa, que atualmente está funcionado em condições precárias. Os parlamentares enfatizaram que se faz necessária uma intervenção em caráter de urgência do Governo do Estado na unidade hospitalar e enfatizaram o receio de que, com a abertura da UPA, o hospital receba ainda menos recursos por parte do governo estadual.

Para o médico cardiologista Aristóteles Paiva, a abertura da UPA é de fundamental importância para Delmiro e região. Como médico ele defendeu veementemente o serviço a ser disponibilizado pela Unidade de Pronto Atendimento. “Não posso aceitar que esta UPA esteja fechada. Sei das dificuldades dos prefeitos, mas como médico tenho que lutar pela sua abertura porque o que preservamos é a vida do paciente. Ressalto a responsabilidade dos outros municípios para o custeio da UPA porque para se ter esta unidade desse porte em Delmiro é preciso a anuência dos mesmos. É preciso deixar as vaidades políticas de lado e pensar no povo, chamar  a responsabilidade para todos”, falou o médico. Ele parabenizou os vereadores pela iniciativa do debate. “Estou realizado em participar desta sessão, uma iniciativa louvável, estão todos de parabéns”.

Em seguida, o membro do Conselho Estadual de Saúde, Tony Clóvis, fez sua considerações acerca do tema. “Delmiro não pode pensar pequeno e, independente dos outros municípios, tem que abrir a UPA e arcar com o seu funcionamento. Esta unidade de saúde trará uma nova realidade no que diz respeito ao pronto atendimento da população. Gostaria, inclusive, de levar este debate para o Conselho Estadual de Saúde”, disse Clóvis.

O debate foi encerrado com o pronunciamento do prefeito Valdo Sandes. Ele também parabenizou a iniciativa da Casa Legislativa em promover a audiência. “Mais uma vez esta Casa demonstra que os destinos de Delmiro Gouveia devem ser debatidos com o povo, através dessas audiências, que são o instrumento mais eficaz para que tenhamos um governo com efetiva participação popular”, falou. Sobre a abertura da UPA, Valdo ressaltou que estará empenhado para que a mesma entre em funcionamento, como a viabilização de recursos junto ao Estado e os outros municípios. “Na próxima semana estarei reunido com o secretário de Estado de Saúde para que possamos encontrar uma solução e assim viabilizar a abertura da UPA. Estarei empenhado para que esta unidade de saúde possa atender efetivamente a população”.

Ainda estiveram presentes à sessão o coordenador do SAMU de Delmiro Gouveia, Ricardo Valença; o fisioterapeuta da Uniclínicas Wagner; representantes da secretaria de Saúde de Água Branca; o vereador por Água Branca Cargilson Lacerda e o Comandante da Guarda Municipal, coronel Calaça.

Proposições – Após a audiência pública os vereadores as proposições. Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei do vereador Pedro Paulo que dispõe sobre instalação de painel opaco entre os caixas e os clientes que se encontram em espera em todas as agências bancárias e instituições financeiras localizadas no município de Delmiro Gouveia. Ainda de Pedro Paulo foi aprovada a indicação que solicita a construção de uma Creche Escola no bairro Pedra Velha. O vereador Kel solicitou que seja colocada a disposição dos estudantes da UFAL um transporte gratuito, para que os mesmos possam ser transportados. A proposição também foi aprovada.

Do vereador Edvaldo Nascimento foram aprovadas três indicações - solicitando ao DER/AL a implantação de um redutor eletrônico de velocidade na rodovia AL-145, em frente a UFAL de Alagoas Campus Sertão; a colocação de grades nas margens dos canais dos bairros Novos, Eldorado e Campo Grande, e ao superintendente do Banco do Nordeste do Brasil em Alagoas, Antonio César de Santana, a instalação de uma Agência do Banco do Nordeste no município de Delmiro Gouveia.

O vereador Edvaldo também apresentou o Projeto de Lei que dispõe sobre a Implantação da Gestão Democrática na Rede Pública Municipal de Ensino de Delmiro Gouveia, adotando o sistema eletivo, mediante voto direto para a escolha de conselheiros escolares, diretores e diretoras adjuntos das instituições de ensino do município de Delmiro Gouveia e dá outras providências. O projeto foi subscrito por todos os vereadores e encaminhado para a Comissão de Justiça para emissão de parecer.