Presidente da Câmara Valdo Sandes pede providências sobre o abastecimento de água em Delmiro Gouveia

  • Veruscka Alcântara - Assessoria
  • 28/05/2015 13:16
  • Minuto Política

A cidade de Delmiro Gouveia, localizada no Sertão Alagoano, tem sofrido constantemente com a falta de água. Desde o dia 22 a população teve o abastecimento cortado devido ao aumento da mancha no Rio São Francisco, que tem comprometido a captação da água, uma vez que a mesma tem permanecido junto à bomba da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Diante da situação vivenciada pelos delmirenses, o presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, Valdo Sandes (PMN), esteve reunido com o presidente da Casal Clécio Falcão. Acompanhado do Deputado Estadual Inácio Loiola (PSB), Valdo cobrou providências sobre o abastecimento no município.

Na oportunidade, Sandes entregou um relatório da Audiência Pública realizada na Casa Legislativa que tratou sobre a mancha no rio e reuniu representantes de segmentos ambientais  como IMA e Ibama ; da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); da Casal, bem como autoridades políticas e comunidade.

No documento, que relata detalhadamente tudo o que foi abordado na audiência, os vereadores cobram uma solução para a triste realidade de falta de água vivenciada pelos sertanejos. Valdo ressaltou que o relatório também foi enviado ao governador Renan Filho, para que o mesmo tome conhecimento da grave situação vivida pela população.

Segundo o parlamentar, o presidente da Casal solicitou ao governador a compra de três bombas para fazer o bombeamento do Canal do Sertão para a subestação de Delmiro, enquanto as obras da adutora do Canal estão sendo concluídas. “De acordo com o presidente da Casal, estas bombas teriam um custo de 3 a 5 milhões de Reais e esta conta deveria ser levada à Chesf, que foi a grande causadora dessa mancha no Rio São Francisco, comprometendo o abastecimento de Delmiro Gouveia e outras cidades vizinhas”, explicou Valdo.

Ele ainda ressaltou que, apesar do abastecimento de água ter voltado nesta terça-feira (26), ainda não há informações se o líquido é própria para o consumo. “O que estamos vendo é um problema de Saúde Pública. Essas algas encontradas no Rio São Francisco, que formam a grande mancha, estão chegando às torneiras das casas e isso é muito grave, porque produzem uma toxina que é prejudicial à saúde. Não temos nenhuma garantia que essa água seja própria para o consumo”, falou Valdo.

Sandes explicou que o governador Renana Filho estará em Delmiro nesta quarta-feira (27) para acompanhar de perto o problema causado aos sertanejos. “O que nós esperamos dos órgãos competentes é que este problema seja resolvido porque não podemos conviver com uma situação tão difícil como essa. O povo delmirense e sertanejo merece respeito e uma solução para este problema que nos aflige”.

Após o encontro com o presidente da Casal, Valdo esteve reunido com o líder da bancada federal, Deputado Ronaldo Lessa (PDT), onde entregou o relatório fruto da Audiência Pública e solicitou o empenho da bancada para que o problema seja solucionado.