Chapa majoritária para 2022 estaria definida com aval de Renan Filho e Arthur Lira

  • Cada Minuto
  • 21/10/2021 19:01
  • De Olho nas Eleições 2022

A madrugada desta quinta-feira (21) foi decisiva para definir o rumo da disputa majoritária de 2022. Uma aliança envolvendo o governador Renan Filho (MDB), e os presidentes da Câmara Federal e Assembleia Legislativa Estadual (ALE), respectivamente, Arthur Lira (Progressistas) e Marcelo Victor (Solidariedade), teria sido firmada com o objetivo de definir os candidatos para os cargos de governador, vice e senador.

O suposto entendimento atende a todos os líderes políticos e dá um fim na antiga rivalidade entre Calheiros e Lira. A articulação para que o consenso acontecesse teria partido do deputado estadual Marcelo Victor, que deverá abrir mão da candidatura ao governo para disputar a reeleição.

Segundo informações de um importante interlocutor do Palácio República dos Palmares, a chapa majoritária será composta pelo deputado Paulo Dantas (MDB) como candidato a governador e a deputada Jó Pereira (MDB) na condição de vice. Já Renan Filho tentaria a única vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, a informação é de que Renan Filho não abriria mão de indicar o candidato ao Governo. Idem para Arthur Lira. No entanto, o nome de Paulo Dantas possui a simpatia de ambos. Já Jó Pereira, além de ser filiada ao MDB, possui relação mais estreita com o presidente da Câmara Federal. Por isso, Dantas e Pereira seriam a solução para o impasse.

Nesse cenário, todos teriam seus interesses políticos atendidos. Principalmente, Marcelo Victor que, além de ter a reeleição garantida, ficaria com a indicação da vaga disponível no Tribunal de Contas de Alagoas (TC).

Para consolidar a aliança política, o governador deverá abrir espaço em sua gestão para acomodar os aliados de Lira com o intuito de fortalecer sua candidatura ao Senado.