Eleições 2014: As coisas começam a se definir, mas o sertão de Alagoas segue mal representado

  • Ronaldo Targino
  • 24/06/2013 19:03
  • Ronaldo Targino

Faltam, aproximadamente, um ano e quatro meses para o pleito eleitoral de 2014, no entanto tudo parece começar a se definir. Na política nacional já se assumem candidatos a Presidência: Dilma (PT), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (REDE).

No cenário alagoano as coisas ainda são negociadas, na disputa pela vaga de Governador temos Nonô (DEM) e Benedito de Lira (PP) que já assumem uma possível candidatura, no entanto acredito que a aliança entre Collor (PTB) e Renan (PMDB) ainda não definiu quem concorre ao cargo. Renan sonha em ser Governador de Alagoas desde 1990 quando foi derrotado na disputa com Geraldo Bulhões, mas Collor deverá escolher seu futuro já que este corre o risco de ficar sem mandato. Se Collor for realmente candidato a reeleição no senado, Renan tem ainda a possibilidade de lançar seu filho, o Deputado Federal Renan Filho, que já assume ser candidato nos bastidores. Enquanto isso o atual Governador, Teotonio Vilela (PSDB), tenta sair do foco espalhando o boato de que não disputará as próximas eleições, mesmo sendo de conhecimento público a pretensão do mesmo em retornar ao Senado Federal.

Lamentamos a repetição de nomes desgastados que rodeiam a nossa política, com a eleição de qualquer dos citados sabemos que o nosso sertão continuará sem representantes, pois nosso povo ainda não percebeu como faz falta um político que se preocupe com o sertão.

Hoje na Assembleia Legislativa encontramos o Deputado Inácio Loiola que surgiu politicamente no sertão, mas que infelizmente contribui muito pouco. Está atualmente no PSDB, mas já negocia sua ida para o PSB devido ao crescimento do partido por conta da campanha de Eduardo Campos, no entanto o Deputado, que perdeu força no seu reduto eleitoral com a derrota de Melina Freitas, cogita a possibilidade de disputar uma vaga da Câmara Federal, parece ser uma tarefa bem arriscada se levar em consideração que vai concorrer diretamente com o atual Deputado Federal Givaldo Carimbão. Destaca-se ainda a migração do Deputado Federal Alexandre Toledo para o mesmo partido, mas este deve ter o proposito de compor alguma chapa para o Governo com a ajuda direta de Campos.

O fato é que o grupo de Piranhas, presidido pelo Desembargador Washington Luiz, nunca representou muito bem os interesses populares, mas esse pode ser mais um passo na intenção de dominar as cidades sertanejas de maiores rendas. Em Delmiro Gouveia o grupo não consegue se firmar, a prova é que a Ex-Deputada Kátia Freitas sonha em ser prefeita de Delmiro, no entanto nunca conseguiu sequer ser candidata, porém o afastamento do Prefeito Lula Cabeleira, proporcionou uma aproximação, pois os Vereadores delmirenses tiveram a capacidade de declarar o Deputado Estadual, sem o mínimo motivo, Cidadão Honorário Delmirense a pedido do vereador Cacau da Barragem Leste que parece ser um antigo aliado do grupo.  

A verdade é que o sertão alagoano sofre com a falta de representantes porque não utiliza o valor do seu voto, temos uma população capaz de eleger pelo menos um Deputado Federal e três Deputados Estaduais, mas ao invés disso estamos preocupados em quanto os forasteiros vão pagar pelo nosso voto no dia da eleição!