Candidatos ao Governo, Benedito de Lira e Renan Filho, disputam Aliados

  • Ronaldo Targino
  • 24/04/2014 19:54
  • Ronaldo Targino

O candidato ao Governador do Estado, por parte do chapão parece está definido, Renan Filho (PMDB) é o nome escolhido – por seu pai. Muitos ainda acreditavam na possibilidade do Senador, Renan Calheiros (PMDB), concorrer a tão sonhada vaga, mas o Senador já admite, nas tramas políticas, que o filho é o candidato do PMDB.

Diante dessa definição surgi uma nova disputa, o cargo de vice, que parece ser almejado desesperadamente pelo ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), pois o mesmo parece não dispor de muita condição para disputar a eleição para Deputado Federal, além de não ter “permissão” para disputar a vaga ao senado por conta do acordo do chapão com o Senador Fernando Collor.

Apesar do interesse de Luciano Barbosa na vaga de vice, o convidado para a vaga foi o Deputado Givaldo Carimbão (PROS), que ainda não definiu seu apoio. Acredito que o Deputado soma mais que o ex-prefeito, pois lidera um grupo que o chapão não tem e que pode ser fundamental para definição da eleição.

Por outro lado, o Senador Benedito de Lira (PP) afirma ser candidato e busca suas alianças, a cadeira de vice também está indefinida, mas o Senador pretende contar com Alexandre Toledo (PSB), que traz no partido a força de Eduardo Campos e Marina Silva, Toledo é cotado para vice ou para o Senado, no entanto para esta vaga aparece novamente o nome do Deputado Givaldo Carimbão (PROS), apesar de pouco provável que aceite, a vaga de Senador pela chapa de Biu de Lira foi oferecida ao Deputado.

Além dos citados, devem concorrer ao Governo o Ex-Secretário da Defesa, Eduardo Tavares (PSDB) e Mario Agra (PSOL) que parece ser a única opção do seu partido, tendo em vista que Heloísa Helena deve concorrer ao Senado.

Até o dia 05 de maio devemos ter as definições das majoritárias, mas acredito que os apoios dos que disputam as proporcionais deveremos conhecer apenas nas convenções, que precisam acontecer até o dia 30 de junho, a partir desta data está dada a largada para a corrida eleitoral.