Eleições 2014: Segue a indefinição

  • Ronaldo Targino
  • 25/02/2014 11:43
  • Ronaldo Targino

As Eleições se aproximam e todos sabem que para bons políticos precisamos de bons eleitores. Até a presente data temos dois candidatos que se apresentam como representantes do sertão, Inácio Loiola e Tenorinho Malta, a verdade é que as indefinições nas chapas de deputados vem da disputa ao Governo, pois atualmente em Alagoas surgem muitos nomes e isso pode causar choque de interesses.

Parece certo que vamos ter uma disputa entre o grupo do Senador Renan Calheiros e o Grupo do Governador Teotônio Vilela, mas pode surgir um terceiro Grupo liderado pelo Senador Fernando Collor acompanhado do ex-prefeito Cícero Almeida.

Atualmente Collor está no grupo de Calheiros, mas todos sabem que os dois juntos só conseguem somar o índice de rejeição, como Calheiros não deve querer contar com Collor em seu palanque deixa o Senador aberto a tentar chegar no Palácio República dos Palmares.

Existem duas candidaturas que são pedidos dos presidentes nacionais dos partidos, tendo em vista o fortalecimento de candidaturas para disputa presidencial, é o caso do PSDB e PSB, que deverão lançar Aécio Neves e Eduardo Campos, respectivamente. Para o Governo de Alagoas o PSDB tem os nomes de dois ex-secretários, Luís Otávio e Marcos Fireman, já o PSB conta com uma possível candidatura de Alexandre Toledo.

 A decisão parece ser mais difícil no grupo do Governador, pois a outra chapa deve mesmo apresentar Renan (pai ou filho), mas o Grupo de Teotônio conta hoje com a possibilidade de Benedito de Lira, Marcos Fireman, Luís Otávio, Nonô ou Alexandre Toledo, no entanto o grupo não descarta a possibilidade de mais de um candidato sem significar o rompimento da aliança como foi feito para disputa da prefeitura de Maceió.

Como podemos perceber nomes não vão faltar, não sei se podemos dizer que temos boas opções, mas com certeza temos opções, caberá aos Eleitores a decisão com responsabilidade e discernimento, e para isto, não vender o voto pode representar uma bom começo.