Delmiro Gouveia: A novela continua.

  • Ronaldo Targino
  • 05/09/2013 15:24
  • Ronaldo Targino

A última quarta-feira (4), foi um dia tenso para Delmiro Gouveia, parecia que a novela que teve início no mês de abril iria chegar ao fim, mas não foi bem assim. Como sabemos um dos Desembargadores pediu vista do processo, por isso a indecisão deve levar mais uma semana.

Deve ser observado que o processo tramitou em segredo de justiça, por isso o acontecido ficou um pouco confuso para alguns delmirenses, e como hoje Delmiro é composta por dois grupos políticos não se consegue ter uma visão imparcial dos fatos, por isso vamos tentar esclarecer.

Ontem tive contato com o processo e pude ouvir que o candidato derrotado nas urnas, Pe. Eraldo, ajuizou uma ação em primeiro grau alegando que o Prefeito eleito, Lula Cabeleira, concedeu isenções ao mercado público e matadouro na semana que antecedeu as eleições com o propósito de angariar votos, que teria pavimentado ruas com fim eleitoreiro e que teria realizado compra de votos. Diante das acusações, o prefeito eleito apresentou sua defesa alegando que não houve isenções e sim a suspensão do contrato com a concessionária que administrava o mercado e que o gerente desta teria concedido as isenções devido a incerteza da continuidade do contrato, com relação a pavimentação de ruas, a defesa alegou que isso não seria novidade em Delmiro Gouveia, tendo em vista que o prefeito pavimentou 100% da área urbana e que consequentemente o próximo passo seria os povoados. Já o processo de compra de votos foi recusado em primeira instância, e como Pe. Eraldo não apresentou recurso, o judiciário entende que concordou com a decisão.

O juiz de primeiro grau, em sua sentença, cassou o Prefeito eleito e determinou nova eleição para o cargo, no entanto o Prefeito recorreu à instância superior (TRE) para tentar reverter a decisão, entrando com um pedido liminar para retornar ao cargo enquanto não era julgado o recurso. Esse pedido liminar foi negado por 4X3, sendo assim o Prefeito permaneceu afastado até o julgamento do recurso, julgamento este que iniciou ontem.

Na próxima quarta-feira (11) teremos a continuação do julgamento. Observa-se que existem muitos “boatos” na cidade e é bom esclarecer que a decisão deverá ser se Lula retorna ao cargo de Prefeito ou se haverá nova eleição para o cargo, não existe possibilidade de o segundo colocado assumir sem novas eleições, bem como não existe possibilidade do atual gestor, Valdo Sandes, continuar no cargo sem a mesma condição.

Estarei mais uma vez acompanhando o julgamento e informando pelo twitter. Até lá teremos que conviver com o clima de tensão entre os Delmirenses, que são extremamente prejudicados com o clima politiqueiro da cidade, trata-se de uma “Saramandaia” da vida real.