Mais mudanças no Facebook

  • Augusto Ferreira
  • 06/08/2013 17:44
  • Augusto Ferreira

Quem tinha conta na rede social Orkut lembra bem como era inicialmente e como terminou a home da rede. Os idealizadores pensando em melhoras para o usuário começou a mudar muito, meses depois começaram as críticas à rede. Tornou-se chata, poluída, pouco intuitiva e de difícil navegabilidade.

Com isso o Facebook ganhou fôlego no Brasil, chegando a derrubar o Orkut que era a rede mais acessada no Brasil. Agora é a vez do Face tomar cuidado, está mudando muito. Já anunciou nesta terça-feira que fará mudanças em sua seção principal, o chamado Feed de notícias, e explicou que critérios o site usa para selecionar o conteúdo de amigos que é exibido.

A ideia é refinar essa hierarquização do conteúdo que vem a ser exibido para cada um dos usuários.

O novo algoritmo resgatará as postagens que não tenham sido visualizadas pelo usuário caso ele não as tenha "alcançado" ao rolar a página, colocando-as de volta no topo caso tenham se tornado populares ou importantes, conforme os critérios do site.

As mudanças, segundo testes feitos pelo Facebook, aumentam de 57% para 70% a taxa de leitura do conteúdo apresentado.

O engajamento, como é chamado, também aumenta: há 5% mais opções curtir, compartilhamentos e comentários em conteúdo de amigos e 8% mais no conteúdo de páginas (como empresas e organizações).