Monitoramento nas redes sociais pode trazer danos a vida dos usuários

  • Augusto Ferreira
  • 31/10/2013 08:16
  • Augusto Ferreira

Quem usa as redes sociais sabe que são monitorados todo o tempo que está conectado. Agora o Facebook vai monitorar até o comportamento do curso do seu mause.O principal objetivo de tal estratégia é conseguir deixar a publicidade mais focada e direcionada. O Facebook está testando a tecnologia e ainda não é oficial se será usada entre os mais de 1 bilhão de usuários.

Apesar de uma ideia bastante audaciosa, a prática não é inédita. Várias empresas já usam esse recurso de observar o que o usuário faz com o cursor do mouse. O Google patenteou uma tecnologia há vários anos que organiza os resultados de busca baseados em movimentos do mouse do usuário.

Caso a ideia seja implementada, o Facebook pode ter ganhos ainda mais expressivos em receita publicitária por permitir que os usuários interajam com aquilo que eles realmente desejam.

Essa inovação deveria nos levar ao questionamento a respeito da nossa vida aberta no Facebook.Não é raro encontrar usuários falando de assuntos tão íntimos, na rede. Quem ganha com isso? a resposta é muito simples: o facebook. Quem se prejudica com isso? o usuário.