Os laranjas da política e os maus gestores

  • Augusto Ferreira
  • 25/03/2014 11:21
  • Augusto Ferreira

A política, desde os gregos, é um assunto que interessa a todos. O tema era debatido nas praças públicas, em rodas de amigos e até nos templos religiosos. Os gregos tinham claro que a mudança social só seria possível por meio da política.

Passaram-se os séculos e o tema continua em evidência, todavia longe do que pensavam os gregos. A política tornou-se um jogo de cadeiras, onde só senta quem compra votos, faz jogo sujo e forma uma rede de “laranjas”.

Laranjas na linguagem política significa usar uma pessoa como forma de enganar a população. Esse não comanda nada, é corrupto e ladrão, pois comunga de atos ilícitos. Ajuda os poderosos a burlarem as leis.

Estamos em ano eleitoral. O que vemos é que a dança das cadeiras já começou. Os acordões, as conversas nos bastidores, as alianças, as coligações já estão acontecendo. Em alagoas ainda não há um quadro definido.

Essas eleições vão dá uma prévia de como os gestores municipais estão trabalhando nos municípios. Se faz uma boa gestão, com certeza seus deputados vão aparecer em boa colocação nas urnas da cidade, se não, começa a dor de cabeça.

Se o deputado apoiado pelo prefeito não tiver uma expressiva votação a cabeça do prefeito começa a rolar e o povo continua sofrendo. Mas a pergunta fica: como vão pagar a compra de cavalos, de camionetes. E os laranjas vão continuar na corrupção, ou é hora de Cadeia neles?

Este ano vai apresentar muitas novidades. Muitas surpresas aos maus gestores. As prefeituras que já tiveram cortes nas verbas, por falta de competência dos gestores, vão ficar ainda pior. Os rombos no cofre público é uma vergonha aos gestores incompetentes.