Proprietários de veículos em AL já podem realizar venda online; saiba como

  • G1 AL
  • 05/06/2023 16:11
  • Minuto Digital
Foto: Leandro Santos
Venda digital veículos é liberada em Alagoas a partir desta segunda-feira
Venda digital veículos é liberada em Alagoas a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (5), os motoristas de Alagoas vão poder vender os seus automóveis sem a necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel. E tudo de forma online, através de um aplicativo.

O procedimento poderá ser realizado por proprietários de veículos através do app Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. A transferência de veículos de forma digital acontece no Brasil desde março do ano passado.

O serviço estará disponível apenas para veículos com o CRV digital. Toda a disponibilização de documentos e assinaturas obrigatórios na venda de automóveis serão feitas de forma digital, através de reconhecimento facial por meio do sistema do Gov.br.

Após a assinatura e autorização de transferência de propriedade, será necessária a ida presencial ao Detran para que seja feita vistoria e transferência do veículo.

 

Como fazer venda digital do veículo?

 

Para vender um veículo, o usuário precisa acessar a CDT e, então, na opção ‘veículo’, registrar a intenção de venda e informar o CPF do proprietário do veículo.

O Detran então irá gerar a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, que serão notificados.

A confirmação precisa de autorização com biometria fácil, para que golpes e fraudes sejam prevenidos. Depois, o veículo deve passar por uma vistoria no Detran para que o processo seja concluído.

A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos: