Bio-Hybrid: quando chegam e como são primeiros híbridos brasileiros da Fiat

  • Uol
  • 04/01/2024 18:23
  • Minuto Digital
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Bio-Hybrid: quando chegam e como são primeiros híbridos brasileiros da Fiat
Bio-Hybrid: quando chegam e como são primeiros híbridos brasileiros da Fiat

A Stellantis anunciou em 2023 sua entrada na era de modelos híbridos fabricados no Brasil.

Os sistemas serão produzidos em Betim (MG) e pelos lados da Fiat, os SUVs Pulse e Fastback irão estrear o Bio-Hybrid, um sistema híbrido leve ligado ao motor 1.0 Turbo Flex 200. A chegada de ambos será no segundo semestre de 2024.

O sistema Bio-Hybrid conta com dispositivo elétrico multifuncional que faz as vezes do motor de partida e do alternador.

Essa tecnologia consegue fornecer energia elétrica e mecânica, adicionar torque ao motor térmico e também gerar energia elétrica para carregar a bateria de íons de lítio e 12V que opera em paralelo ao sistema elétrico padrão do veículo.

Fiat Pulse Bio-Hybrid

O motor Turbo 200 rende atualmente 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm. Mas com a tecnologia Bio-Hybrid, poderá ocorrer ganho de torque e de potência. O câmbio seguirá o CVT que simula sete marchas.

Além de proporcionar economia de combustível, o sistema Bio Hybrid ajudará a marca a cumprir as novas normas de emissões previstas no Proconve L8 que entrará em vigor no dia 1° de janeiro de 2025.

Protótipos dos SUVs já rodam em testes, mas não dá para cravar que as imagens que ilustram esse artigo já são das unidades Bio-Hybrid.

Vale destacar que a Stellantis também terá de atualizar o motor 1.3 Firefly para atender o PL8 - esse propulsor, que equipa a versão Abarth de Pulse e Fastback, além de Fiat Toro e Jeep Renegade, Compass e Commander, vai receber o sobrenome ECO quando isso ocorrer.