Brasil desenvolve IA para fazer retrato falado a partir de DNA do suspeito

  • Uol
  • 19/07/2023 10:11
  • Minuto Digital
Imagem: Divulgação/Parabon Nanolabs

Especialistas em genética estão se aliando a forças policiais para gerar "retratos falados" sem ninguém para falar. Em vez de testemunhas, é o material genético do suspeito, encontrado em roupas, cabelos e secreções corporais, que dedura a fisionomia da pessoa. E tudo isso é feito com ajuda da inteligência artificial. Fundada com dinheiro da Casa Branca, a norte-americana Parabon Nanolabs já usa a técnica para solucionar crimes em todo o mundo. 

Não sem polêmicas: um dos retratos indicava um jovem, enquanto o criminoso verdadeiro era um idoso; outro, indicando um homem negro, foi apontado como racista por ter sido divulgado pela polícia e exibido na TV. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Polícia Federal (PF) trabalham desde janeiro deste ano em um projeto que usa IA para criar imagens de suspeitos por meio de amostras de DNA.

O projeto nasceu em 2015, fruto de uma parceria entre PUC-RS e PF. O que rolou Líder do projeto, a geneticista Clarice Alho explicou a Tilt que a ideia surgiu porque os bancos de dados internacionais não são adequados às características do Brasil, marcado pela miscigenação. "Eu mesmo tenho DNA mitocondrial indígena", diz Clarice.

O plano é fazer a iniciativa chegar a uma base com dados de mil voluntários. Já há mais de 500, inicialmente todos do Rio Grande do Sul. Além da coleta e do estoque de DNAs em construção, o modelo de inteligência artificial já está pronto.O passo ainda não realizado é a execução. Acionada pela reportagem, a PF não respondeu o pedido de entrevista.

“A PF não está fazendo [retratos falados por DNA] ainda porque não tem uma legislação de suporte. Não está sendo feito por questões éticas, legais, morais. Estamos fazendo um treinamento de máquina para o futuro, quando for possível.” 

A Justiça brasileira aceita amostras de DNA como provas. A Lei de Execução Penal inclusive permite que suspeitos sejam forçados a prover amostras, em crimes contra a vida, liberdade sexual e vulneráveis. Não há, porém, legislação sobre "retrato-falado" criado por DNA. Em outra linha, um projeto de lei, o PL 1.496, tenta obrigar a coleta do DNA de todos os condenados por crimes dolosos, com o objetivo de criar uma imensa base de dados.

Os genes falam, mas não tudo Tecnicamente chamada de fenotipização por DNA, a técnica consiste na reconstrução do aspecto físico -o fenótipo— de um desconhecido, por meio de evidências em seus genes. Capitaneada pela Parabon Nanolabs, a análise funciona assim:

Informações genéticas achadas em cenas de crime ou outras evidências, como objetos ligados ao suspeito, são levadas à análise. Essas amostras revelam informações relativamente básicas ligadas aos genes, como sexo, cor de olhos, da pele e dos cabelos. Também mostra a ancestralidade (se tem ascendentes europeus, indígenas, africanos etc) da pessoa e em qual proporção, baseada em variações regionais de diversos genes;.

Os dados genéticos alimentam uma inteligência artificial que vasculha um banco de dados contendo os rostos e dados genéticos de milhares de pessoas. A partir da similaridade genética, a IA prevê como seria o rosto do indivíduo. O resultado é uma imagem como a abaixo:

O resultado é uma imagem como a abaixo: Imagem: Divulgação/Parabon Nanolabs A imagem mostra: A percentual de regiões originárias na composição pessoa - majoritariamente europeia (49,35%), mas com cerca de 37% do material genético vindo de Leste e Sul da África.

A previsão da existência de sardas ("freckles"), de 46,5% (informação com 76% de confiança) A cor dos cabelos (com chance de 91,1% de estar certa). A empresa afirma ter ajudado a resolver mais de 230 casos, sem detalhar o número exato por haver vários em andamento.

Quando uma prisão ocorre, a Parabon exibe em seu site a imagem prevista por sua tecnologia e a foto real do suspeito. Há até uma página de pôsteres para isso.

Tecnologia controversa 

Nem sempre os resultados batem. Genes não são capazes de determinar a idade, o índice de massa corporal (isto é, o peso) e várias características adquiridas ao longo da vida, como cicatrizes e tatuagens. O formato do rosto também é uma estimativa mais vaga que a cor dos olhos e do cabelo.

Confira detalhes: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/07/19/brasil-desenvolve-ia-para-fazer-retrato-falado-a-partir-de-dna-do-suspeito.htm