Excesso de descanso: saiba o mínimo que você precisa rodar com seu carro

  • Uol carros
  • 01/08/2023 17:30
  • Minuto Digital
Foto: Vrum
Excesso de descanso: saiba o mínimo que você precisa rodar com seu carro
Excesso de descanso: saiba o mínimo que você precisa rodar com seu carro

Já comentamos por aqui como carro parado estraga e que aqueles que fazem percursos muito curtos sofrem. Então fica a pergunta: qual é o mínimo que você deve rodar com seu automóvel para mantê-lo 'em forma'?

O ideal é que você ande todos os dias com seu carro e faça um percurso razoável, cerca de uns 15 Km. Claro que congestionamento é uma situação muito complicada para os veículos, então se você fica bastante parado no trânsito é recomendado que utilize o plano de manutenção severa de seu automóvel.

No outro extremo, você precisa de cerca de 15 a 30 minutos a cada duas semanas para 'esticar as canelas' do seu carro. E isso para para fazer o 'mínimo do mínimo' mesmo. E ainda assim você corre o risco de ter problemas como deformação nos pneus e combustível estragado no tanque.

Para quem anda assim pouco com o carro, recomendo andar com combustível aditivado, que tem um prazo de validade maior. Outra dica é não encher o tanque, já que rodando tão pouco demorará bastante tempo para consumir tudo.

Confira no vídeo acima qual é a manutenção correta para veículos que circulam tão pouco e como você deve proceder caso seu automóvel fique mais na garagem do que na rua.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.