Compra-se Voto! (Também está certo!)

  • Redação
  • 20/08/2012 21:39
  • Fábio Campos

"Aquela manjada frase "na internet você encontra de tudo", vai mais além do que você imagina. Chegou ao ponto de você encontrar almas a venda. Sim! Almas! A escritora Lori N. da cidade de Albuquerque no estado americano do Novo México, anunciou a sua alma no eBay (o mercado livre dos EUA). Bom mas quanto vale uma alma? A escritora deve achar que a sua vale muito, já que o lance inicial foi de R$ 2 mil,o equivalente a R$ 4 mil. O anúncio já foi tirado do ar a política do eBay não permitiu." (Gazetaweb.com no "Vareite!" 28.07).

Quem, quer comprar um rim, ou um fígado em bom estado de conservação? Aqui na web tem! Veja o que diz o site expresso.sapo.pt: "Na América do Sul, na áfrica e na Ásia, existe um próspero - e clandestino - comércio de órgãos humanos (como exemplo, um rim pode valer no mercado negro, cerca de 500 mil dólares para uma associação criminosa de traficantes) quem possui dinheiro compra estes órgãos aos traficantes, saindo das filas oficiais de transplante,e resolvendo seu problema de saúde,sem saber a proveniência ou a forma como foi conseguido(...)".

Como comprar droga pela internet? Digitei só pra ver no que dava. Fui parar num site de pornografia com a seguinte notícia:"Já nos apareceram pessoas com conversas bizarras, mas essa ganha a taça! Uma Açoriana (Ilhas Açores)a infeliz queria comprar cocaína e achou que o facebook é o sítio ideal! Fica aqui a transcrição para rir ou pra chorar! (ainanas.com).

Quanto a chamada de nossa crônica. Esclarecemos,não adianta procurar comprador de voto na internet. O título está ali, porque encontramos na "Revista da Língua Portuguesa" Edição 79,Ano 7 maio 2012. matéria interessante sobre as construções verbais reflexivas e passivas sintéticas. Aquelas famosas, cujos verbos praticam e sofrem a ação ao mesmo tempo.Vejamos o que diz a revista nas páginas 20 e 21.

"Os exemplos escolares são sempre os mesmo: "Alugam-se casas" e "Vendem-se flores" (e não "Aluga-se casas", "Vende-se flores" ensina-se). Primeiros os dados: É fato que muitos falantes, menos cultos, dizem e escrevem cada vez mais, "Aluga-se casas" e "Vende-se flores". os mais conservadores, dirão que se deve insistir em ensinar a todos, por todos os meios, e insistir a dizer e escrever: "Vendem-se filhotes" tratando a variante como erro. Os menos conservadores opinarão que, a variante com o verbo no singular, já se consolidou nas outras línguas românicas, e, portanto a construção deve ser considerada correta."

É como aquela velha frase que aprendemos na infância, com a professora de português, muito mais de cunho filosófico que didático: "Qual é o certo: Robá ou roubar? O certo é ver, e deixar lá crianças!"

Conclusão: Qual é o certo vender ou dar o voto? Tem político pedindo pra você "depositar" um voto de confiança nele! Nesse caso você está fazendo uma espécie de poupança já que vai "depositar" um voto!Ih! Agora embananou tudo! É comércio no câmbio negro, voto vendido , emprestado, depositado.Só sei meu amigo, que tem voto, a depender do proprietário,que de graça, ainda é caro.


Fabio Campos 20.08.12 Breve no Blog fabiosoarescampos.blospot.com o Conto inédito "Senhora da Assunção, Senhora da Glória!"