Continuo PROCURANDO BURRO...

  • Fabio Campos
  • 19/12/2015 22:33
  • Fábio Campos

A retrospectiva de final de ano, que faço nos meus e-mails. Fez-me trazer pra crônica de hoje uma mensagem vinda do meu amigo João do Mato. Sob o título “Lembrei-me de você” me enviou. Trata de um minucioso apanhado sobre Leis esdrúxulas. Leis, regras de convivências e proibições, adotadas por países mundo a fora. Reunidas por um motivo óbvio: a estranheza e comicidade.

Garimpei as que têm o uso da linguagem e suas expressões como foco: Aprovada em 1997, na cidade de Pouso Alegre, impôs multa de até 500 Reais a quem escrevesse errado em cartazes, placas e outros materiais de divulgação. Inciativa do prefeito que não aguentava mais, ver erros de ortografia, regência e concordância espalhados na cidade.

Na Finlândia as pessoas precisam saber ler para poderem se casar.

Na Itália mulheres batizadas com o nome de “Maria” são proibidas de trabalhar como prostitutas. Também na Itália, é ilegal falar palavrões em público.

Em Montreal no Canadá, é proibido fazer xingamentos em Francês. Também lá, é proibido colocar a placa de “Vende-se” em carros, caso esteja em movimento. Parado pode.

José Luiz Rodrigues apelidado de “Zé Louquinho” prefeito de Aparecida do Norte- São Paulo, que já proibira minissaias e bermudas aos munícipes, durante a quaresma. Enviou a Câmara projeto de Lei para acabar com as enchentes e proibir as chuvas.

Levado aos tribunais um acusado de adultério, do Rio Grande do Sul. Casado com uma mulher chamada Helena. Perguntado por que foi arranjar justamente uma amante com nome de Elena sem o “H” disse que era pra nunca ser pego de surpresa ao chamar o nome da mulher ao seu lado.

Em Nova Iorque [EUA] Não é permitido cumprimentar alguém colocando o polegar no nariz mexendo os outros dedos. Em Israel, é ainda pior, lá é proibido colocar o dedo no nariz.

No Texas [EUA] É proibido falar palavrões e se expor indecentemente diante de um cadáver.

Em Novos Bursk Sibéria uma lei de 1998 determinou que as revistas eróticas só poderiam ser vendidas nas farmácias e com apresentação de receita médica. Por o governo entender que só os psicopatas necessitariam desse tipo de paliativo.

Na França é proibido dar o nome de “Napoleão” a um porco.

Na China É contra a lei salvar uma pessoa que esteja se afogando, porque isso é considerado uma interferência no destino da mesma.

Os vereadores de Juiz de Fora Minas Gerais, em 1999 decidiram criar uma lei que obrigasse os burros e cavalos a usarem fraudas. A medida higiênica não foi aprovada.

O prefeito de Lanjaron – Espanha em 1999 baixou decreto proibindo o povo de morrer. Devido à superlotação do cemitério.

Em Hong Kong mulheres traídas podem matar seus maridos desde que usem apenas as mãos para isso. No caso a amante, essa sim pode ser morta com qualquer tipo de arma.

No Bahrein os médicos ginecologistas são proibidos de olhar diretamente para a genitália da mulher. No caso o exame deve ser feito com o uso de um espelho.

Na cidade de Chiapas – México um burro foi preso por ter mordido e escoiceado duas pessoas. O dono conseguiu soltá-lo depois de pagar fiança.

A palavra da vez é “Porta”: Portar: verbo Transitivo. Do Latim: porto-are levar transportar; 2- estar vestido com. Porta: Do Latim porto-ae. 1- Abertura para entrar e sair;2- Peça que fecha uma abertura; 3- Peça idêntica em janela, armário, etc.; 4-[figurado] entrada, acesso, admissão; 5- solução, expediente; 6- espaço estreito e cavado onde passa um rio; 7- ponto onde se passa servindo de acesso a outro; Como Adjetivo e substantivo feminino: 8- [Anatomia] veia grossa que recebe o sangue do estômago, baço, pâncreas e intestinos e se distribui no fígado; 9- [informática] ponto de ligação físico ou virtual usado na transmissão de dados; 10- [tecnologia] parte de um equipamento onde se introduz cabo ou plug etc.; 11- [jogos] o desconto em favor do banqueiro, os pontos ganhos com a primeira carta que sai ao voltar o baralho. Expressões com o uso da palavra “Porta”: “Bater a...” pedir auxílio a alguém; Desígnio: “O destino bateu-lhe a porta”; “Pela porta dianteira” sem vergonha, usando de forma ilícita; “Fora da...” fora da cidade; “Pela... do cavalo” usando de meios pouco lícitos; “...de visitas” usada para inspeção do sistema hidráulico e elétrico de um prédio. Também chamada de “porta do cavalo”; “...Falsa” A que está disfarçada na parede; “...Traseira” a que é oposta da fachada. Fonte: dicionário priberam.com.br

Confesso que esperei encontrar aqui a expressão “Burro como uma porta” Da qual não comungamos. Por considerar que há alguns seres racionais muito mais destituídos de inteligência que este versátil instrumento de acessibilidade.Propensa que é a muitas aberturas, literalmente.

Piadas? Precisa?... Dizem, um projeto de Lei chegou a mesa do Deputado Tiririca. Eis sua revisão ortográfica:

Abreviatura; ato de abrir um carro da polícia; Cálice: ordem pra ficar calado; Catálogo: ato de apanhar coisas rapidamente; Destilado: aquilo que não está do outro lado; Esfera; animal feroz que foi amansado; Determina: prender uma garota; Homossexual; sabão em pó pra lavar as partes íntimas; Razão: açude grande pouco fundo; Simpatia: sobrinho concordando com o que a tia diz; Volátil: sobrinho dizendo que vai aonde o tio mandou; Talento: aquilo devagar quase parando.

Fabio Campos 20 dezembro de 2015.