BISSEXTO? NÃO SERIA ANO QUADRISSEXTO?

  • Fabio Campos
  • 09/01/2016 19:17
  • Fábio Campos

Isso mesmo o ano de 2016 tem um dia a mais. Ele é acrescentado ao mês de fevereiro. Ano assim só acontece de 4 em 4 anos e é chamado de bissexto. Vejamos:

“Ptolomeu III, em 238 a.C. no Egito decretou a adição de 1 dia a cada 4 anos para tentar compensar a diferença existente entre o ano do calendário e o ano solar, que é o tempo que o planeta Terra leva para girar em torno do sol. O ano solar tem aproximadamente 365,25 dias, ou seja 365 dias e 6 horas. Por causa desse excesso de 6 horas, que de 4 em 4 anos somava 24 horas, foi acrescentado um dia a mais nos anos que são considerados bissextos. Como saber se um ano é bissextos? Se o ano for divisível por 4 é bissexto. Por exemplo se ao dividir o ano por 4 der um número exato o ano é bissexto. Veja: o ano de 2013 dividido por 4 dá 503,25 dias portanto não é bissexto, já 2012 dividido dá exatamente 503. Fonte: anobissexto.info”

Ora, se o ano bissexto “pega” 4 vezes as seis horas que “sobram” dos anos anteriores a ele [4X6 =24 horas]. Ao invés de bissexto não devia ser chamado de quadrissexto?

A mensagem abaixo recebi via wathsapp. “De acordo com um mestre Fengshui em Hong Kong. O mês de fevereiro deste ano atrairá muita sorte pelo fato de ter: 5 segundas-feiras, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, 4 sábados e 4 domingos. Isso só acontece a cada 823 anos.”

Como somos fissurados nos lances em que a palavra escrita, falada, gesticulada, expressada esbanjam criatividade. As mensagens que mais nos tocam, fazemos questão de compartilhar. Como esta aqui “Adeus ano velho. A Deus ano novo.”

Simples mas que traduz todas as expectativas para o ano que se inicia.

Início de ano é tempo que estamos propensos a trilhar caminhos novos. Tempo que filosofamos mais. Dizemos mais frases de estímulos pra os outros. Oxalá sirvam pra nós mesmos. Assisti a missa pela tevê, na tarde deste sábado [09.01] transmitida direto do acampamento da Canção Nova. Chamou-me atenção a homilia do padre [ que não gravei nem o nome]. Entre muitas outras coisas [ repasso aqui somente o que lembro ] dizia:

“O pecado não é ruim. Se pecado fosse ruim ninguém queria pecar. O pecado é danado de bom! O problema são as consequências dele! Eva foi iludida pelo demônio, provou do fruto proibido e ofereceu também a Adão. Cometeram o pecado da desobediência a Deus.(...) Muita gente chega pro padre e fala: “-Ah padre. Deus não ouviu minha oração. Eu rezei, rezei e não fui atendido(a) na minha súplica.” Ora, só porque você não foi atendido(a) Deus não lhe ouviu? Mas que absurdo! E onde fica o “seja feita a Sua vontade” Interessante nós rezamos dizendo que a vontade Dele é a que prevaleça, e não nos conformamos quando não somos atendidos de imediato! Não estamos nós invertendo os papéis? Fazendo de Deus nosso escravo e nós que somos os “Senhores”? Deus ouve sim a oração de todo mundo. E dá três tipo de respostas: SIM, NÃO e ESPERE! Será que estamos sabendo esperar o tempo de Deus? (...) Diz uma lenda que a VERDADE e a MENTIRA eram muito amigas andavam pelo mundo. Um dia pararam a beira dum rio pra tomar banho. Deixaram suas roupas na beira e entraram na água quando a mentira viu que estavam num lugar muito fundo, nadou ligeiro pra margem vestiu a roupa da verdade e foi embora. A verdade nua, não teve outro jeito senão vestir a roupa da mentira. E assim anda pelo mundo a verdade, vestida da mentira, e a mentira vestida da verdade. Como podemos discernir uma da outra? A luz do Espírito Santo.”

Uma piada do wathsapp:

Um ouvinte fala com o pastor num programa de rádio evangélico:

-Alô? Eu queria pedir uma música de louvor.

-Qual? -Aquela do cachorro que monta cavalo e vence o rodeio...

-Não lembro. Dá pra dizer como é a letra?

-Cão peão Vencedor!

 

Fabio Campos 09 de Janeiro de 2016.