Mãe! Ói nós no "Face"!

  • Redação
  • 31/10/2012 08:40
  • Fábio Campos

“O Facebook atinge no início desta semana a marca de 61 milhões de usuários no Brasil, um recorde. A informação é de Lauro Jardim, colunista da revista Veja. O crescimento da rede segue vertiginoso no país. Em junho, o site havia superado 50 milhões de usuários, isto é, de lá pra cá, ganhou quase três milhões de seguidores por mês.

Desde maio deste ano, o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas no Facebook atrás apenas dos EUA. A criação de Mark Zuckerberg vive um bom momento no mundo inteiro. Em 4 de outubro, a rede ultrapassou a marca de um bilhão de usuários, índice inédito para uma rede social.” (fonte: alagoasnanet.com.br by Olhar Digital)

A esse fenômeno na rede mundial de computadores, queremos confrontar, em nossa crônica de hoje, outra informação pertinente, contida na Revista da Língua Portuguesa ano 8, exemplar nº 83/2012, também disponível na internet; www.revistalingua.com.br. A língua Portuguesa é a 6ª língua mais falada no mundo. Com cerca de 250 milhões de falantes. Perdendo apenas para; 1º Chinês; 2º Inglês; 3º Espanhol; 4º Francês e 5º Árabe. São dez os países que utilizam nosso idioma oficial. 

Na internet, particularmente, o idioma português, é a língua mais usada com 80 milhões de usuários. Deixando pra trás idiomas de peso como Alemão (72mi) e o Francês (59mi). O Inglês nem aparece no ranking dos mais falados.

Na sessão de cartas da revista da Língua Portuguesa o leitor José Carlos Lourenço, via Facebook, comentou o polêmico acordo ortográfico, sobre o dito cujo, cita:
“Saia justa” ou “saia-justa”? “Braço direito” ou “braço-direito”? “Caixa preta” ou “caixa-preta”? “Cabra cega” ou “cabra-cega”? “Dedo duro” ou “dedo-duro”? Você sabe a diferença? O atual acordo ortográfico deixa dúvidas devido às contradições:

“Saia-justa” e “braço-direito” não constam nos dicionários, mas “caixa-preta” e “cabra-cega” constam? O princípio é o mesmo: usamos o hífen para a nova acepção adquirida pelas duas palavras. Com a palavra a Academia Brasileira de Letras.”

Sobre coincidências de nomes, descobrimos aqui na rede, que nosso nome Fábio ocupa a 24ª posição num ranking dos 50 nomes mais frequentes no Brasil. Lideram a lista Maria (1º) e José (2º). Identificamos três homônimos (recuso-me terminantemente a chamá-los de xará ou chará) de nosso nome completo: Fabio Soares Campos, nas redes sociais (inclusive facebook). Um soldado do exército, um professor (Mais outro! Santa coincidência!), um surfista. 

Fizemos um voo rasante sobre nomes esquisitos, rastreados através de consulta de 165 milhões de CPF’s (tem site pra tudo!) Olha só alguns dos nomes que constam lá:

Andréia Café Chá
Cafiaspirana Cruz
Ava Gina (uma homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)
Um Dois Três de Oliveira Quatro
Otávio Bundasseca
Sebastião Coluna Peido
Antonio Buceta Agudim 

Lembrei agora, que nos anos 1980, um mafioso italiano chamado Tomásio Bocetta, foi pego pela Interpol. E Cid Moreira muito sério anunciou no jornal Nacional: “Foi preso esta manhã, o mafioso siciliano Tomásio Bôsketa. Isso é o que eu chamo de saída clássica!

Agora me responda aí caro leitor e leitora, um cara que se chama: Jacinto Pereira Filho
Se a gente tirar o “Pereira”, como é que fica?

Fabio Campos 30.10.12 Breve no blog fabiosoarescampos.com o Conto inédito: “Um Menino da Camoxinga”