Esse cara? Sou eu...Ora!

  • Redação
  • 13/11/2012 20:26
  • Fábio Campos

Em nossa última crônica, abordamos com o uso do sufixo “ão” pra enfatizar nossa mania de grandeza, revelada, através da Língua Portuguesa especificamente com o grau aumentativo superlativo absoluto. Por um pequeno “escorregão”, esquecemos de citar Gonzagão, nosso ícone maior o “Rei do Baião”, completando centenário. O famoso feriado prolongado que chamamos de feriadão, e o Campeonato Brasileiro de Futebol, tão presentes em nossas vidas, o brasileirão.

Outros sufixos, usamos para dar idéia de largueza, algo grande, a exemplo de “aço”. O recente protesto dos argentinos, já esteve presente em diversos protestos entre nós; o famoso “Panelaço”. Apitaço (acionamento de apito em passeata de manifestantes) foi o que fizemos nós professores, junto aos sindicalistas, pelas ruas de Maceió até o Palácio do Governo, semana passada. Buzinaço é a manifestação que envolve a buzina de automóveis e similares. Talvez se aplique a essa regra gramatical, casos como: regaço (rego); couraço (couro); cabaço (cabacinha). Já cangaço pode ter duas vertentes de origem: canga, cangalha de burro, ou carcaça de animais, ossada. Há também os abusos como é o caso de litro, no aumentativo ficaria litraço. E o vício de linguagem ( A Cacofonia) ocasiona a construção da frase com cara de gaiatice:

-Minha contribuição é um litraço de Coca!

No sentido de “traçar” de cócoras, a pessoa a quem se fala. Ao ler a crônica do padre José Neto “Liberdade Verbal, Prudência e Fé” (no Maltanet.com.br) me deparei com a expressão: “o “x” da questão”. O que remete-nos a letra do alfabeto mais polivalente de nosso alfabeto, justo a letra “x”. O “x” pode ser usado:

1- Em substituição a Conjunção “por”. Por exemplo: Foto 3x4. Foto 3 por 4;
2- Em substituição ao Complemento Nominal “vezes”: 3x4. Equivalente a 3 vezes 4;
3- Com som de “z”: Exemplo, exame (prova);
4- Com som de “x”: Enxame (abelha), abacaxi;
5- Com som de “s”: Explicação;
6- Com som de “quis”: Sexo, Complexo;
7- Como incógnita: Encontrar o valor de “x”;
8- Como substantivo: “O motivo de”: ou O “x” da questão;
9- Como sinal de oposição “versus” No placar de competições: CRB X CSA;
10- Como preposição “estar para”(expressão algébrica): cateto x hipotenusa.

Acreditamos que não se encerra por aqui a utilização do “x”. Serve também para marcar pontos estratégicos em jogos, assinalar uma opção na prova, e no cartão do bingo. O leitor, a leitora ponham a cuca pra funcionar e descubram outras utilidades pro “x” ainda que extrapole a utilização verbal apenas. Pena que inadvertidamente o “x” vai parar no lixo! Literalmente.

Roberto Carlos volta às paradas de sucesso. A música traz um trocadilho interessante o que não passa de um vício de linguagem, a Aliteração: “Esse cara sou eu”. O que me fez lembrar de uma piada, antiga. 

Um bêbado, convida um amigo, igualmente “bebum” pra ir até sua casa. Só que ele entra na casa errada e começa a se mostrar:

-Aquele menino brincando é meu filho! Aquela piscina é minha. Aquela é minha empregada, aquela “véia” sentada é minha sogra! Ao abrir a porta do quarto, encontra um casal transando. O amigo pergunta:

-E esses aí?

-Ora! Esse aí sou eu e minha mulher!


Fabio Campos 13.11.12 No Blog fabiosoarescampos.com Breve o Conto: “O Quinto Dia”