Doces ou Secretos! Como serão seus amigos na confraternização?

  • Redação
  • 21/12/2012 11:26
  • Fábio Campos

Eles estariam na lista dos cinco itens importantes para se evitar a depressão. Refiro-me aos amigos. Os outros itens são: Tenha objetivos; Converse muito; Escreva; Viva sua espiritualidade. A partir disso, podemos inclusive inventar, a lista inversa. Os cinco itens que propiciariam a doença psicológica que aflige a população mundial do século vinte e um.

Produza inimizades, faça questão de ter muitos inimigos; Viva como se não houvesse amanhã; Jamais escreva; Pense e se preocupe apenas consigo mesmo; Seja materialista, só acredite no que podes ver ou tocar. Eu resumiria tudo isso numa palavra: Preocupação. Esta palavra é super-interessante! Olha só! Primeiro a gente se ocupa. Portanto façamos questão de ter uma ocupação, não importa se rentável ou não. Fala-se muito em trabalho como terapia ocupacional. E tem um dito popular que vem consolidar tal ideia: “mente desocupada oficina do diabo”. Inclusive não se deve confundir desocupado com desempregado. O primeiro termo refere-se a alguém que em determinado momento, não se encontra exercendo qualquer ocupação.

Ocupação exagerada vira preocupação. Nesse caso estamos colocando o carro a diante dos bois. Pra tal situação é bom e conveniente que recorramos às Sagradas Escrituras: “Não vos preocupeis exageradamente com o dia de amanhã, por que o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. – Mateus 6.34”

A escola onde trabalhamos está decorada pras festas natalinas e um cartaz em letras cursivas traz uma mensagem que faço questão de reproduzir na crônica de hoje: “Feliz Natal! Próspero Ano Novo! Para todos. Não te esqueças de ser solidário! Dê oportunidade a você mesmo de ser feliz! Se deixe contagiar pela paz e pela fraternidade que a Natividade nos traz! E não esqueça as palavrinhas mágicas: Bom Dia! Boa Tarde! Boa Noite! Com Licença! Por Favor! Obrigado(a).

De fato são palavras mágicas, capazes de arrancar um sorriso de um rosto carrancudo. Capaz de angariar um olhar ainda que tristonho de um rosto sofrido. Capaz de cativar os mais insensíveis, os que endureceram o coração. Aqueles que ao longo do caminho da vida deixou cair do coração a palavras plantada por Deus, o amor.

E na sua confraternização, vai ter amigo doce ou secreto? Não importa! Importante é que você tenha muitos amigos! Agora inimigos, não queira, pois não existe deles que sejam “doces”. “Secretos” ainda, ainda. Mesmo assim um dia se revelam, porque assim diz o Evangelho: “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada que seja feito ficará oculto, mas será revelado – Marcos 4.22”

Ser comunicativo é ótimo, faz bem a alma! Ficamos sabendo que combate até depressão. Mas se encontramos um Seu Lunga da vida por aí, podemos nos dar mal! Veja só. Um cara achou de cumprimentar outro nestes termos:

-Olá Astronauta!

Resultado levou seis tiros na hora! E claro, morreu. Na frente do juiz o assassino se justificou:

-Matei porque ele me chamou de corno!

-Como assim?

-Astronauta vive na Via Láctea; Via Láctea é “Caminho do Leite”; Leite quem dá é vaca; Vaca tem ponta! E quem tem ponta é corno!

21.12.12 Fabio Campos No blof fabiosoarescampos.blogspot.com Breve o Conto inédito: “Um Milagre de Natal”