Dicas pra passar nos Concursos

  • Redação
  • 26/02/2013 08:46
  • Fábio Campos

O governo do nosso Estado se instalou no sertão, mais precisamente em Santana do Ipanema. Fiquei deveras admirado com a retórica, o discurso inflamado, de alguns políticos que fizeram uso da palavra, mormente as falas de Givaldo Carimbão, José Thomas Nonô Neto a quem sufraguei nas urnas meu primeiro voto, quando ele, então candidato a Deputado pelo PMDB (fazia uma oposição ferrenha ao governo de situação, a extinta ARENA, ele, o saudoso Mendonça Neto e o Bel. Dr. Moura, candidato ao Senado Federal). Sua fala continua a mesma mas o seus cabelos?

Quero ressaltar também a oratória do prefeito deste município, senhor José Mario da Silva, que com a simplicidade que já lhe é peculiar, afirmou ser, na verdade um professor, como de fato o é. Não me surpreendeu sua colocação com relação, ao número de atendimentos de pessoas que o mesmo disse já ter atendido em seu gabinete. Em pouco mais de mês de gestor municipal, se não estou enganado, cerca de duas mil pessoas. E noventa por cento, eram pedidos de emprego.
Ao que aconselhamos a esses gestores, Municipal e Estadual, o quanto se faz necessário, a aplicação de Concursos Públicos para preenchimento de vagas no serviço público. Sabemos da carência de contingente em todos os setores. Não se admitem caros gestores, que em pleno século vinte e um, ainda exista o clientelismo, a contratação clandestina. Práticas de governos retrógrados, que querem manter seus “currais eleitorais” ou os “votos de cabresto”. Precisamos acabar com essas sequelas que só emperram o progresso. 

Como professor que sou, quero passar algumas dicas, para quem pretende concorrer a uma vaga em qualquer concurso que apareça. Afinal sou pai, de duas filhas que são professoras também, e pretendem ingressar no Serviço Público, através dos concursos que aparecerem. Assim como elas, espero que você leitor/leitora, sendo candidato(a) obtenha êxito:

1- Não deixem pra estudar apenas quando sai o edital do concurso;
2- Não se limite a estudar apenas os conteúdos das apostilas, busquem outras fontes;
3- Internet é um ótimo recurso, desde que você seja disciplinado(a), e a use exclusivamente para estudo e pesquisa séria;
4- Crie um horário para dedicar-se aos estudos, e procure cumprir; alguns preferem estudar sozinho, outros em grupo, desde que com seriedade e dedicação;
5- Nada de ficar preocupado com a concorrência: Diga a si mesmo: “uma vaga já está preenchida é minha! As demais é da concorrência!”

Meu amigo Paulo Eletrotécnico, o famoso “Fura Pinico” não perde uma prova do Enem, por que e pra que ele faz, não sei, nem me interessa. O que importa é que está lá e se declara “deficiente”. Como aparentemente não apresenta deficiência, perguntei-lhe qual era sua deficiência? Em cima da bucha respondeu: Monetária. Acrescento outra: De neurônios sadios!

De volta as aulas na rede Municipal, quis saber dos meus alunos (coloquei no quadro de giz):

-Como foi as suas férias?

Depois já em casa, uma “pulguinha” cutucou atrás da orelha, o correto é: “Como foi as suas férias?” Ou “Como foram as suas férias?”. O Google mais uma vez veio salvar-me:

“Férias no sentido de “descanso, interrupção de trabalho manual ou intelectual” é substantivo feminino plural, então o certo é: “Como foram suas férias? – Cássia”


Fabio Campos 26.02.2013 No fabiosoarescampos.blogspot.com o Conto: Isabel no País de Alice”