Moscas! Bolhas D'água! Ainda tem Apetite?

  • Fabio Campos
  • 08/05/2013 15:44
  • Fábio Campos

Elas não são o facebook, mas é a praga do momento. Tal qual aquela rede social estão em toda parte, tirando-nos do sério: “A mosca-doméstica (Musca domestica) é um dos insectos mais comuns e um membro do grupo das moscas (ordem Diptera). A mosca pode pousar em comida, contaminando-a de bactérias, e tem sido durante os tempos, responsável por inúmeras propagações de doenças. (Fonte: Wikipédia.com.br).

“Qual a capacidade reprodutiva da mosca doméstica? A fêmea vive em torno de 30 dias e nesse período chega a pôr em média 700 ovos. Um único casal pode gerar até 125.000 descendentes em 4 semanas. A mosca doméstica em países tropicais pode produzir até 30 gerações. Como controlar a infestação de moscas domésticas? O correto controle das moscas domésticas deve compreender, um bom manejo do esterco e do lixo, Deve-se adotar um produto com ação larvicida dessa forma conseguirá interromper o ciclo da mosca obtendo um controle adequado.”(Fonte: milkpoint.com.br).

Eu não sei quem foi que inventou que um saco plástico transparente cheio d’água espanta moscas, mas acredite, tem site que explica como isso funciona:

“Por que moscas e sacos de água não se dão bem? Como o método espanta moscas? Alguns insistem em que as moscas percebem o líquido transparente como a superfície de um corpo aquático. Outros alegam que os insetos fogem ao ver seu reflexo ampliado. Mas a explicação mais popular entre entomologistas e empresários que adoram obter patentes é simples: refração da luz.

Moscas contam com um conjunto de olhos imensamente sensíveis que permitem que vejam simultaneamente em múltiplas direções. A cabeça do inseto consiste principalmente de um par de grandes olhos complexos, cada um dos quais composto por entre três mil e seis mil olhos simples. Esses olhos não se mexem e não podem tomar um objeto como foco, ao modo dos olhos humanos, mas oferecem à mosca uma visão mosaica do mundo ao seu redor. Cada olho simples oferece uma pequena peça do quebra-cabeça, da mesma forma que uma tela exibe uma imagem na forma de inúmeros pontos, ou pixels. Alguns entomologistas acreditam que quando esses olhos complexos e sensíveis experimentam luz refratada, o inseto se confunde e foge.”(Fonte: ciência.uol.com.br)

Eu só sei que moscas, além do perigo de causar doenças, tiram o apetite de qualquer um. Zé Lezin (o humorista Nairon Barreto) virá a Santana do Ipanema (26 de maio no Ginásio de Esporte). Será que vai contar aquela da velhinha sem-vergonha? Ela foi num consultório médico e o doutor solicitou:

-A senhora, por favor, tire a roupa e deite naquela maca.

-Oxente Doutor! E essa cama aguenta nós dois?

-A senhora ainda tem apetite?

-Tá meio “murchinho” mas ainda dá pro gasto, né doutor!

Fabio Campos 08.05.2013.  No fabiosoarescampos.blogspot.com o Conto: “O Profeta”