Você sabe o que faz um Magarefe?

  • Fabio Campos
  • 23/05/2014 21:46
  • Fábio Campos

Que pergunta mais mequetrefe! Seria um primo dum mafagafo? Na revista “Ciência Hoje pra Criança” de iniciativa da SPBC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) direcionada ao público infantil (uma das primeiras a chegarem às escolas públicas, pelo menos as que lecionamos) tem um espaço exclusivo para questionar sobre nomes de profissões estranhas, e o que fazem tais profissionais.

Por acaso você sabe o que faz um: Enólogo? “É o profissional que trabalha na vinícola e é responsável por todas as decisões de produção do vinho: análise do solo, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor técnica para plantar, para podar, para colher (nesta fase de cuidado com as plantas ele pode ter o auxílio de um agrônomo.” (fonte: academiadovinho.com.br); E o Entomólogo? Este estuda os insetos. Já o Toxologista estuda (ou não) animais peçonhentos.

Aqui na internet, fui pesquisar os cursos ofertados pelo Pronatec (Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego) que em Santana do Ipanema, está instalado na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva. Também ali, no site, encontrei algumas profissões curiosas:

“MAGAREFE: Realiza o abate de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos e aves. Executa desossa e identificação dos cortes. Conserva e acondiciona os diversos tipos de carne, conforme legislação vigente, normas de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental. Carga Horária: 200h Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto.

MOLEIRO: Desenvolve atividades de recebimento, armazenamento, secagem, moagem, ensacamento, pesagem e distribuição de grãos. Controla a eficiência e a qualidade na produção de beneficiamento e classificação de grãos, conforme normas legais de higiene, qualidade e segurança. Carga Horária: 160h Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto.

SOMMELIER: Aconselha na escolha de vinhos e derivados. Executa os serviços respectivos. Assessora na aquisição e divulgação efetua o armazenamento e reposição de vinhos e bebidas. Elabora carta de vinhos. Organiza e controla adegas. Carga Horária: 200h Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo.

Mais uma vez abordaremos o tema palavras homólogas (que podem ser de mesma grafia, homógrafas; e/ou homófonas de mesma pronúncia). Exemplos:

Existe a MANGA, referindo-se a uma fruta; aqui no nordeste brasileiro pode ocorrer como verbo. Exemplo: “O menino manga do colega.” Neste caso quis dizer: zomba, caçoa. Sem esquecer que este mesmo termo designa uma parte de um vestuário, que fica logo abaixo do ombro (da blusa) a manga! SELA E CELA são palavras homólogas, como podemos ver, com pronúncia idêntica, porém com grafia diferenciada. Ocorre que no primeiro caso, pode referir-se a um acessório dos arreios de um equino (nesse caso seria um substantivo) como também pode referir-se ao verbo selar, e nesse caso adicionar uma etiqueta a uma carta: “O carteiro sela a carta.” Eis que me ocorreu agora, o termo VIOLA. Ao lê-lo, vem-nos a mente imediatamente o instrumento musical. No entanto pode transmutar-se num verbo, se alguém resolve utilizar para designar que algo foi transgredido, corrompido, violado. “O deputado, viola o código de ética.” Eis aí um exemplo premente.

Piada pra encerrar? Sinceramente (desculpem-me a franqueza) pela falta de coisa boa, estou acostumando-me a colocar qualquer coisa.

Uma frase: “Eu não sou carteiro, mas gostaria de sê-lo.” (Viu?... Horrível!!!)

No tempo de estudante vi muito, colegas exibindo pelos corredores da escola, uma carteira, com foto e tudo. Estava lá, o descarado trabalhava na C.I.T. (Companhia Inimiga do Trabalho!)

E tem aquela do cara que fez uma promessa pra ganhar um emprego, teria que ser um que as mulheres ficassem dando em cima dele. Resultado: trabalha numa oficina mecânica embaixo de um motel.

 

Fabio Campos 23.05.2014 No nosso blog fabiosoarescampos.blogspot.com o Conto inédito: “O Cínico e o Amuleto”