CONDRI recebe prêmio por implantação de Cisternas de Placas

  • Redação
  • 10/02/2012 13:07
  • Valter Filho

Parabéns CONDRI Alagoas!

O Condri Alagoas foi classificado no Prêmio Mundial das Águas, obtendo o segundo lugar na experiência de Universalização do Acesso a água em Comunidades rurais da Região do Ipanema, e isso se deu numa parceria firmada pelas seguintes instituições: CONDRI/IABS/AECID/MDS. A experiênciase deu com a construção de cisternas de placas, que mostra a importância do trabalho realizado a partir da divisão de tarefas entre os envolvidos, e isso transformar-se em vitrine e exemplo de compromisso e responsabilidade de todos, uma busca constante por novos paradigmas, de construção e troca saberes vislumbrando o novo.

Agradecemos aqueles que, direta ou indiretamente fizeram parte desta conquista (Comissões locais, pedreiros, beneficiários, multiplicadores, equipe técnica, gestores públicos, secretários municipais, IABS, AECID e SESAN/MDS). O CONDRI - Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema-Alagoas, Brasil, com acesso de água do projeto em Comunidade Rurais Território da Cidadania do Estado de Alagoas, que é representado por prefeitos da região sertaneja, tem como Secretário Executivo o Sr. Edilson Ramos & Equipe, que tem articulado a implantação de diversas cisternas de placas e em Santana do Ipanema no ano de 2012, serão construidas em média 1.300 (mil e trezentas) cisternas de placas cobrindo 98% (noventa e oito por cento) da zona rural do município.

A prefeita Renilde Bulhões, acompanhou nesse final de semana, as reuniões de articulação por diversas reuniões na região de Santana do Ipanema e constatou a alegria do povo sertanejo ao ser contemplados com a construção das cisternas de placas, disse a prefeita: "que, pretende construir os 100% (cem por cento) e beneficiar a todas as famílias que ainda não tem acesso a água nos longos períodos de estiagem. Isso, minimiza grandemente sofrimento da população da zona rural, concluiu".

O município de Santana do Ipanema, entrou como consorciado no ano de 2009, quando implantou 510 cisternas de placas, e na inauguração das mesmas cobrou do representante do Ministério do Desenvolvimento Social mais atenção aqueles que sofrem com as longas estiagem. A instalação neste modelo de captação de água foi denominado "primeira água", pois supre apenas uma parte das necessidades do homem do campo mas, a  presidente Dilma Roussef sinaliza para o "projeto segunda água", que consiste em ofertar possibilidades, de além da água trazer melhorias a exemplo de estruturar aprisco, e incentivar ainda mais a agricultura familiar.