Projeto Leitura no Sertão visita Escola Francisca Angélica de Assis

  • Redação
  • 29/11/2012 17:44
  • Valter Filho

O Projeto Leitura no Sertão cumpriu com mais uma etapa de visitação as Escolas do Município de Santana do Ipanema, desta feita o Estabelecimento agraciado com uma segunda visita foi a Escola Municipal de Educação Básica Francisca Angélica de Assis situada no Sítio Lagoa dos Moraes – zona rural do município. O projeto tem como órgão mantenedor o SWA Instituto, e patrocinado pela prefeitura municipal, comerciantes e autônomos da cidade. Há quase 10 anos o trabalho de incentivo a leitura acontece nas Escolas da Rede Estadual, Municipal e Cenecista. Além do baú da leitura, o Swa Instituto é o principal articulador de edições de livros, bem como: À SOMBRA DO UMBUZEIRO, À SOBRA DA QUIXABEIRA, À SOBRA DO JUAZEIRO, que são coletâneas de Crônicas, Poesias, Causos e Loas escritas por autores já consagrados e/ou iniciantes.

Na Escola Francisca Angélica de Assis, além dos professores e alunos que puderam se debruçar e rir com as histórias engraçadas, foi um momento também de interação com a visita do Coordenador Regional da CENEC José Pinto de Assis e Maria Zélia de Araújo, ambos casados e ex-diretores da Escola Cenecista Santana (Ginásio Santana).

Em contraste com a paisagem rústica e genuinamente sertaneja, os estudantes sombreados por um frondoso Umbuzeiro, recitaram poesias, comentaram texto, ouviram narrativas, e em coro cantaram a música “Carcará” do compositor santanense José Cândido da Silva, e o Hino de Santana do Ipanema, que tem como compositor Remi Bastos. Segundo professores e o Diretor-presidente do SWA Instituto, o projeto tem tratado de sanar alguns déficits na aquisição da leitura, e até descoberto talentos, pois é uma atividade extraclasse na qual os estudantes têm soltado a sua criatividade.

Para conhecer mais o Projeto, acesse: www.swainstituto.com.br