Inaugurado em Santana do Ipanema o Centro de Inovação de Tecnologia em Confecções

  • Redação
  • 04/12/2012 08:15
  • Valter Filho

Foi inaugurado na noite desta sexta-feira (30) em Santana do Ipanema o Centro de Inovação em Confecções Maria das Virgens Gaia Nepomuceno.

A solenidade foi iniciada com a composição da frente de honra formada pela Prefeita Renilde Bulhões, Deputado Federal Givaldo Carimbão, Deputado Estadual Isnaldo Bulhões Barros Júnior, Everaldo Figueredo - Diretor Superintendente do Sebrae-AL, Dr. Isnaldo Bulhoes, Vereadora Eliana, filhos da homenageada Osman, Luciano, Afonso, Dalmario, Bernardo, Arnaldo, Lucia Maria e Luciene, Quitéria - presidente da Associação de costureiras, Edson Magalhães e o Prefeito eleito Mario Silva.

Registramos as presenças dos secretários municipais Silvana Belfort (Educação), Normanda Santiago (Saúde), Renata Rocha(Assistência Social), Marcelo Melo (Obras) e Jorge Santana (Agricultura). Presentes também Aglaé Santos e Josinaldo Soares (presidente e vice-presidenta da ACSI), dentre outras autoridades.

Iniciou os pronunciamentos a presidente da Associação de Costureiras de Santana do Ipanema Quitéria que agradeceu a prefeita Renilde Bulhões pelo empenho na implantação do Centro.

O segundo orador foi o Diretor Superintendente do Sebrae Everaldo Figueiredo que enfatizou sobre o acompanhamento na conclusão do Centro e destacou que a demora dos três anos deste a aprovação da emenda até a conclusão foi devido a demora pelos tramites burocráticos e de praxe. Enfatizou a responsabilidade do prefeito eleito Mario Silva para a continuidade do empreendimento e parabenizou a prefeita Renilde Bulhões, deputado Givaldo Carimbão e demais envolvidos como também a Santana do Ipanema.

O vereador Luciano Gaia falou em nome dos demais familiares da homenageada. Também usou da palavra a Vereadora Josefa Eliana, presidente da Câmara de Vereadores.

O deputado estadual Isnaldo Bulhões Barros Júnior também falou abordando os aspectos políticos para a implantação da obra e disse: Todas as obras são importantes, mas este tipo tem uma importância maior, por permitir inclusão social e oportunidade de uma vida melhor, colocando Santana do Ipanema no mercado de confecções. Finalizou dizendo da feliz ideia do nome de D. Virgínia para o Centro, inclusive lembrando fatos de sua infância e o relacionamento com a homenageada na Loja Esperança.

O penúltimo orador foi o Deputado federal Givaldo Carimbão com um discurso longo apresentou seus trabalhos em prol do município de Santana do Ipanema.

A prefeita Renilde Bulhões encerrou os pronunciamentos agradecendo a todos, destacou o empenho do Sebrae e o apoio do Deputado Carimbão. Com relação a nomenclatura dado ao Centro a prefeita disse que não poderia ter nome melhor e lembrou de D. Viginia e sua dedicação na loja que soube ser empreendedora. Fez agradecimentos aos seus colaboradores com enfase a secretária Normanda Santiago e Vera Malta que evidenciaram esforços deixando suas pastas para se empenharem nas últimas providencias para a inauguração do Centro. Continuou os agradecimentos citando os funcionários da secretaria de obras. E concluiu afirmando que acredita que o trabalho vai continuar com a nova gestão e com o empenho dos vereadores.

Após os pronunciamentos aconteceu o corte da fita inaugural, visita as dependências do Centro e Desfile a cargo do Flor do Mandacaru, núcleo de costura que terá o centro como apoiador.

O Centro de Difusão de Tecnologia em Confecções Maria das Virgens Gaia Nepomuceno – D. Virgínia, é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia e Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, com o convênio 00218/2008 através da emenda do Deputado Federal Givaldo Gouveia de Sá, (Givaldo Carimbão).

O Centro conta com 120 máquinas industriais de última geração, além da instalação própria em um espeço amplo e cômodo. Foram capacitadas 20 costureiras chamadas de multiplicadoras, essas repassaram para os novos 120 costureiros, um laboratório fixo dentro do Centro de Tecnologia e Confecções, treinando continuamente os novos profissionais.

Este núcleo de confecções trará à Santana do Ipanema grandes benefícios, movimentando a economia local com a criação de novos empregos e geração de renda, além de impulsionar o nome do município no seguimento de confecções no Estado de Alagoas. Sem dúvidas um excelente exemplo de se uma política pública bem aplicada.